Pós-Graduação
Docente espanhol palestra por videoconferência para acadêmicos da Ulbra
Edição do Webmeeting de Ciências foi destaque nesta terça-feira (6)
Enquanto diretor do Instituto de Biomedicina da Universidade de Leon, na Espanha, Javier González Gallego, falava diretamente da biblioteca da instituição de ensino europeia, o público presente no campus Canoas da Ulbra acompanhava atentamente sua palestra, transmitida em tempo real, dentro do Plenarinho da Reitoria, no prédio 10, na tarde desta terça-feira, 6 de junho.
Os mais de 9.300 km que separam as duas cidades ficaram pequenos diante da curiosidade dos docentes e acadêmicos que participaram da 3ª edição do Webmeeting de Ciências. A videoconferência bissemestral, promovida pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde) e pelo Mestrado em Genética e Toxicologia Aplicada da Universidade (PPGTA), foi realizadapela Assessoria de Relações Internacionais da Ulbra.
Convidado pela professora do PPGBioSaúde, Norma Marroni, com quem desenvolve pesquisas em conjunto há cerca de 20 anos, o médico e biólogo estrangeiro apresentou os resultados de seus estudos sobre os efeitos do uso da melatonina no tratamento de patologias hepáticas, como a cirrose, a hepatite e o câncer de fígado. Durante 30 minutos, ele demonstrou, através de dados obtidos por meio de experiências com coelhos contaminados com o vírus da Hepatite A, que a administração de doses diárias de até 20 miligramas do hormônio do sono, como é popularmente conhecido, auxilia a controlar o avanço da doença e até mesmo proporciona a regeneração celular de cobaias com câncer hepático.
Conforme garante Norma, o processo de intercâmbio científico, vivenciado por meio da conferência virtual, não seria nem cogitado há duas décadas, quando o seu contato com Gallego teve início. "É um grande avanço que só contribui para a troca de experiências entre as comunidades acadêmicas dos dois países, algo que sequer imaginávamos na década de 1990, quando eu conheci o Javier", destacou a educadora após a sessão de perguntas que sucedeu a explanação do pesquisador.
A coordenadora do PPGBioSaúde, Ivana Grivicich, reconheceu a relevância do Webmeeting para a internacionalização da Universidade. "Essa colaboração sempre é positiva para o amadurecimento da ciência e, nesse sentido, a videoconferência nos aproximou ainda mais das entidades e profissionais de fora que são conveniados à Ulbra", avaliou a gestora após o encerramento da atividade, mediada pela assessora de relações internacionais da Instituição, Andréia Athaydes.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras