Comunicação Social
Palestras abrem as comemorações dos 25 anos da Comunicação Social
Jornalismo e Fotografia Publicitária foram os enfoques iniciais
Tiveram início as comemorações dos 25 anos do curso de Comunicação Social da Ulbra Canoas com a realização de duas palestras de conceituados profissionais da área na noite de segunda-feira, 5 de junho, no campus Canoas. O evento ainda promoverá, de 6 a 9 de junho, oficinas com outros egressos da Instituição, que explanarão sobre diversos assuntos como edição de vídeo, construção de pautas no jornalismo, empreendedorismo, roteiro para audiovisual, gerenciamento de crises, fotografia de viagem e fotografia esportiva, entre outros.
Grande Reportagem e Jornalismo Investigativo foi o tema da palestra que foi conduzida concomitantemente pelo egresso de Jornalismo da Instituição, Marcus Reis, e pelo jornalista Fábio Almeida. Reis, que já trabalhou na Ulbra TV, atua como repórter de televisão na Rede Record, em São Paulo, enquanto Almeida é repórter especial do grupo de investigações (GDI) da RBS. Na palestra, Reis falou sobre as experiências e os conhecimentos que adquiriu ao conduzir as reportagens na emissora paulista, enaltecendo a importância que gosta de dar a histórias que, muitas vezes, passam despercebidas para a sociedade. São esses casos que ele procura mostrar em cada parte do Brasil e do mundo por onde ele e sua equipe passam. O palestrante ainda apresentou alguns tópicos de como é construída uma grande reportagem, além de destacar os desafios e benefícios da profissão e as motivações que o levaram a cursar Jornalismo. "Durante o período de graduação, a Ulbra me deu todas as oportunidades para executar, aprender e errar. Eu meti a cara e, por isso, cheguei mais bem preparado ao mercado de trabalho e essa é a maior lição que procuro passar aos futuros colegas", ressaltou Reis. Já Almeida ressaltou os motivos que o levaram a escolher o jornalismo investigativo, salientando os desafios diários da produção desse tipo de conteúdo. Ao longo do encontro, apresentou trechos de reportagens que ele produziu, que tiveram significativa repercussão e auxiliaram na resolução de investigações. "Na minha opinião, todo o jornalismo é de cunho investigativo, porém, tenho à disposição mais tempo para meu trabalho e a retaguarda de uma produção mais elaborada, o que permite realizar reportagens de aprofundamento, que chamamos de reportagens investigativas", explicou Almeida, que contribui com reportagens regionais e, também, para o programa Fantástico da Rede Globo. Durante a palestra, foi solicitado aos presentes que não fizessem registros fotográficos do jornalista para manter o anonimato que permite a ele entrar em qualquer lugar e realizar futuras reportagens. Ao final do encontro a estudante de Jornalismo da Instituição, Mariana Viegas, considerou as palestras muito produtivas para o aprendizado dos alunos. "Pude compreender o grande papel social do jornalismo investigativo, além de tomar conhecimento sobre o processo de produção de uma grande reportagem", afirmou Mariana.
A palestra Conversando sobre Imagens foi proferida pelo fotógrafo publicitário Raul Krebs. Professor de fotografia publicitária da ESPM, Krebs atua em diversas áreas da fotografia em diferentes mercados, tendo realizado pesquisas estéticas e linguagens. Já recebeu significativos prêmios e participou de livros e anuários. Ao falar de suas experiências no mundo da fotografia, ele resgatou vivências do início de sua trajetória. Falou de suas expectativas, das tentativas, dos erros e dos acertos, destacando que o trabalho de todo fotógrafo acaba sendo uma construção. Quando abordou o mercado de trabalho, fez observações sobre as dificuldades existentes que a fotografia publicitária está vivenciando na atualidade. Entretanto, o convidado deu conselhos importantes para os alunos, argumentando que, para um bom trabalho profissional na área, é necessário que os alunos estudem para adquirir os conhecimentos técnico, conceitual e teórico. Krebs destacou que somente a sabedoria possibilitará a avaliação profissional do próprio trabalho. "Avaliar aquilo que está sendo feito é fundamental. O fazer é libertador, mas a autoavaliação tem a mesma importância. E, para isso, é preciso ter conhecimento", reforçou o palestrante. "No nosso segmento, é preciso haver muita dedicação, pois ela faz a diferença. Façam tudo com amor. Vocês podem até não perceber, mas as pessoas notam quem é dedicado", aconselhou Krebs. "Pesquisem constantemente o mercado e procurem entendê-lo para que vocês possam não apenas se inserir nele, mas também dar seguimento as suas carreiras profissionais", complementou o palestrante. "Ele conseguiu abordar de maneira muito clara o que estamos vivenciando na atualidade. De forma reflexiva, disse que precisamos de dedicação, estudo e inovação para que possamos nos manter em um mercado que está cada vez mais competitivo", explicou a professora de Fotografia da Ulbra, Elisabete Teixeira.
Segue abaixo a programação completa das oficinas do evento.
TERÇA, 6/6, 19h:
Mobgrafia (Glauber Ribeiro)
Comunicação para Gestão de Riscos e Crises institucionais
(Daiane Morim Novo Wolk)
Roteiro para audiovisual (Guto Bozzetti)
Bordado em papel: técnicas para preenchimento de ilustrações e fotografias
(Ricardo Rodrigues)
DJ: cultura do vinil e toca-discos (Rodrigo Brandão)
Produção de pauta no telejornalismo (Marco Bocardi)
Atendimento em PP (Andrio Foppa)
A fotografia como negócio (Dionathan Santos)
QUARTA, 7/6, 19h:
O texto na reportagem de TV
Fundamentos de edição de vídeo, turma 1 (João Pedro Corrêa Rangel)
A Lei de Acesso à Informação como ferramenta de apuração de notícias
(Priscila Oliveira)
Reportagem para rádio (Raquel Carneiro)
Direção de arte digital: mais direção, menos arte (Helder Oliveira)
Fotografia newborn (Alice Lindorfer)
hashtagliteratura: Os recursos do texto literário aplicados ao trabalho criativo da comunicação social (Vitor Diel)
Empreendedorismo e inovação em comunicação (Bruna Teixeira)
Criação e produção de videoclipe (Edson Gandolfi)
QUINTA, 8/6, 19h:
Edição para telejornalismo: o paralelo entre o jornalismo e a técnica (Jean Grellert)
Cobertura esportiva em rádio: jornalismo esportivo levado a sério (Geison Lisboa)
Marketing e comunicação em rádio jovem (Fernando Perdigão e Betina Broch)
Assessoria de comunicação para o setor público (Cristiane Franco)
Novos modelos de trabalho e intraempreendedorismo (Aline Bohn)
Planejamento e gestão para produção de conteúdo audiovisual
(Renate Ritzel Melgar)
Fotografia profissional de viagem (Rodrigo Gorski)
A relação da Direção de arte + Arte final: as diferenças e importância da finalização no processo criativo (Tati Machado)
SEXTA, 09/6, 19h:
Marketing digital (Niruana Satie)
Produção e fechamento de telejornal (Rafael Dreyer e Matheus Giglio)
Fotojornalismo esportivo (Luiz Munhoz)
Fundamentos de edição de vídeo, turma 2 (João Pedro Corrêa Rangel)
André Bresolin
Jornalista - Mtb 18.183
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes