Vestibular 2017/2
Candidatos revelam preparação intensa para o Vestibular
Receptividade, preparação e acolhimento marcaram o dia de prova
Realizado a poucos dias do início do inverno, o Vestibular 2017/2 da Ulbra Canoas ocorreu na manhã cinzenta deste domingo, 4 de junho. Se dessa vez o frio não foi intenso, a chuva foi constante, mas mesmo assim a movimentação foi intensa. Apesar da chuva, foi impossível ficar parado com o ambiente de festa proporcionado pelos alunos veteranos que compõema Associação Atlética do curso de Medicina. Eles levaram diversos instrumentos musicais e animaram os candidatos que aguardavam a liberação para acessar as salas de prova, em frente ao prédio 1. "Trata-se de um acolhimento aos nossos futuros colegas, pois, quem já passou pelo momento que antecede ao Vestibular de Medicina, sabe que a tensão existente. Nossos ritmos musicais pretendem descontrair o ambiente", explicou o estudante da graduação, Arthur Vivian.
Confira aqui o álbum do Flickr com fotos do Vestibular na Ulbra Canoas.
Medicina foi o curso mais procurado, com 36 candidatos por vaga. Antes da prova, Pedro Kryvoruchca tinha boas expectativas, apesar da ansiedade natural de quem está tentando ingressar pela terceira vez neste curso. "Não tem como ficar totalmente calmo nesse instante, mas, para me tranquilizar, eu faço uma última leitura de algum tópico específico", disse. Quem também aproveitou os instantes que antecedem o exame para fazer mais um reforço foi o vestibulando Gunnar Franzon: "Sempre é bom rever algum conteúdo. Como essa é a quarta vez que presto Vestibular para Medicina, estou mais tranquilo. Me preparei bastante".
Para Maíne Pasa, a prova será a terceira tentativa de ingressar na Medicina. Ela contou que a escolha da Ulbra veio por conhecer a tradição mantida pela Instituição nessa graduação. "Apesar da expectativa, estou bem preparada. Quero responder todas as questões com calma e atenção", afirmou. Sua tranquilidade era tanta que, antes do exame, ela chegou a comer uma banana. "Na verdade não estou com fome, mas digerir essa fruta para mim é uma espécie de prática como preparação", explicou sorrindo ao lado da irmã mais velha Leíse Pasa, que acompanhava a vestibulanda. "Vim dar meu apoio a ela. Somos da cidade de Sobradinho, apesar de já estamos residindo em Porto Alegre", esclareceu Leíse, com garrafa térmica e cuia de chimarrão. Quem também contou com apoio familiar antes do Vestibular foi outra candidata para Medicina, Gabriele Frentini, que garante ter estudado bastante. "Vim apoiar e dar uma força moral para minha filha", afirmou o pai, Alfredo Frentini.
Muitos vestibulandos puderam contar com o auxílio profissional antes do início do processo seletivo, pois vários professores de cursos pré-vestibulares estiveram presentes no campus Canoas. "Estamos aqui para apoiá-los e esclarecer alguma dúvida, pois sabemos que isso os ajudará a terem mais força para responder as questões", ressaltou o professor de Física do Pré-vestibular Fleming. No entendimento da professora de Geografia, Ieda Zattera, do Móttola Pré-vestibular, os instantes que antecedem ao Vestibular representam a coroação do trabalho que os docentes fazem com seus alunos. "Oferecemos um abraço de solidariedade que é muito importante nessa hora. Estamos aqui para pacificar o coração daqueles que precisam de muita concentração para fazer a prova", argumentou Ieda. Com cerca de 300 estudantes, o Pré-vestibular Método ainda encontrou tempo para reunir todos antes do exame para um animado registro fotográfico. "Esse momento de descontração é a passagem de energia que precisa ser feita, pois temos uma relação de cumplicidade muito grande com nossos alunos", disse o professor de Língua Portuguesa, Paulo Ricardo Machado.
Acompanhantes
No prédio 6, os pais e acompanhantes dos vestibulandos tiveram algumas opções à disposição durante o período da prova. A Rádio Mix FM POA tinha como atração um óculos de realidade virtual para quem quisesse usufruir. O curso de Fisioterapia, que contou com a presença de alunos e um professor, apresentou recursos utilizados em tratamento preventivo ou curativo de pacientes, como aparelhos de eletroterapia, usados em ultrassom e sinesioterapia. A graduação em Educação Física realizou sessões de alongamentos, com música. A atividade foi conduzida pela aluna do 5º semestre, Rebeca Franco.
Para o diretor da unidade Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, a realização do Vestibular constitui-se em um instante de muita alegria, pois comprova que a Instituição está trilhando o caminho da qualidade e da excelência. "O ensino que ofertamos ao longo dos anos faz com que as novas gerações queiram estudar na Ulbra. Destaco, ainda, a preparação das equipes de apoio, fiscais de sala e seguranças para a boa realização do evento", explicou. A coordenadora Acadêmica, Lucimar Brum, falou de suas expectativas em relação aos novos estudantes. "Que os calouros venham partilhar, não só de nosso ensino qualificado, mas também de nossa responsabilidade social e de tudo aquilo que a Instituição representa para a comunidade de Canoas."
Momento de Fé
Tradicionalmente, foi realizada a cerimônia religiosa na Capela Universitária, enquanto ocorria o processo seletivo. Além das pessoas que habitualmente estão presentes ao culto, familiares de vestibulandos também compareceram ao local e fizeram suas preces.
Cristina Facenda, de Novo Hamburgo, acompanhou o filho Carlos Eduardo que fez Vestibular para o curso de Odontologia. Confira a entrevista, no vídeo.
André Bresolin
Jornalista - MtB - 18.183
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras