Roberto Petry
Professor da ULBRA assume TI da Dell do Brasil
Docente da área de Computação assume TI da Dell do Brasil
Roberto Petry, professor dos cursos da área de computação da ULBRA há 16 anos, assumiu a posição de gerente de tecnologia da informação (TI) da Dell do Brasil. Atuando na empresa desde novembro de 2007, Petry apresenta um perfil que contempla uma visão empreendedora e voltada ao networking. Em sua trajetória profissional fundou várias empresas de TI, como a Gênese, por exemplo. O docente tem participação ativa em entidades associativas da área, tendo inclusive já presidido uma delas. “Meu perfil é voltado à formação multidisciplinar. Sempre busquei estabelecer relações acadêmicas, empresariais e com as entidades de classe”, destacou.
Mestre em Computação, na Dell Petry assumiu a função de ‘site leader’ de uma estrutura que apesar de estar centrada no Brasil, presta serviço para unidades da corporação no mundo inteiro. “Minhas ações buscam a convergência do alinhamento com as áreas de negócios e também a criação de novas ações no desenvolvimento de talentos para fomentar o mercado de TI. Recentemente, a Dell sofreu uma mudança estratégica significativa. Deixamos apenas de comercializar computadores e nos tornamos uma organização que vende soluções de tecnologia da informação”, complementou.
Com novas possibilidades de atuação, ele terá a oportunidade de conjugar experiências entre o meio acadêmico e o empresarial. “Terei a possibilidade de levar para dentro da organização uma atualização tecnológica em relação a áreas e conceitos que eu convivo dentro da Universidade. Da ULBRA poderão surgir potenciais colaboradores para atuarem na empresa”, explicou Petry. Em contrapartida, a Dell poderá contribuir de maneira significativa para o aperfeiçoamento dos cursos de Computação da Universidade. “A experiência prática de uma organização multinacional poderá ser muito significativa na formação acadêmica dos alunos”, complementou.
Para aqueles que pensam em ingressar na área, as perspectivas são boas, pois apesar de o ramo computacional ser bastante promissor, existe carência de profissionais qualificados. “É necessário sensibilizar os jovens para a importância e para as oportunidades que a área de TI pode oferecer a eles, pois além de ofertar grande número de vagas, a carreira remunera muito bem”, afirmou Petry. Mas, para isso, é fundamental a busca por uma formação multidisciplinar. Atualmente, o trabalho cooperado é uma premissa básica, destaca ele. “Não existe mais espaço para aquele profissional conhecido como ‘nerd’”, enfatizou. Ele entende ainda que deve haver, por parte dos alunos, o desenvolvimento de outras características, como o domínio da língua inglesa. “Dominar o inglês é uma prerrogativa indispensável, porque temos operações integradas ocorrendo no mundo inteiro”, observou o professor.
Sobre o futuro, que parece ser tão promissor, Petry afirmou que não existe como prever os acontecimentos vindouros com exatidão. “A TI se transforma rapidamente, pois a tecnologia se reinventa. Creio que deveremos buscar cada vez mais a adaptação e fazer uso dos avanços tecnológicos na área como uma ferramenta de propulsão das organizações”, finalizou.
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras