Pedagogia
Campus Canoas recebe Encontro de Alunos de Escolas Normais e Magistério
Terceira edição do evento teve adesão recorde,afirmam organizadores
Mais de 340 estudantes de sete escolas de educação básica dos municípios de Canoas, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga e Novo Hamburgo participaram, ao longo desta terça-feira, 16 de maio, do III Encontro de Alunos de Escolas Normais e Magistério, realizado no campus Canoas da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Organizada pela coordenação dos cursos de Pedagogia e Matemática, a iniciativa oportunizou aos participantes a convivência e o aprendizado de um ambiente universitário através de palestras e oficinas sobre acessibilidade, identidade de gênero, sexualidade, cidadania, reforma protestante e educação.
Conforme a professora Marlene Fernandes, coordenadora dos cursos de Pedagogia presencial e EAD do campus, as atividades e oficinas desenvolvidas também mostraram aos professores e alunos da rede pública que a Ulbra pode ser uma alternativa de formação continuada para quem pretende lecionar um dia. "Nós aqui, enquanto instituição acolhedora de ensino superior, queremos mostrar a cada um deles que na Ulbra eles podem dar continuidade aos estudos e expandir suas práticas docentes", comentou a gestora, salientando que todo o conteúdo programático do encontro contempla conteúdos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Ainda pela manhã, após a cerimônia inaugural do evento, o vice-reitor Ricardo Willy Rieth ministrou a primeira conferência do dia, a palestra Reforma Protestante e Educação. Na ocasião, ele dissertou sobre o impacto das teses do teólogo Matinho Lutero para a consolidação das práticas pedagógicas modernas. Em determinado momento de sua explanação, Rieth lembrou da importância da Universidade para a capacitação de educadores no estado do Rio Grande do Sul. "Só nos municípios de São Jerônimo, Charqueadas e Triunfo, a Ulbra formou mais de 70% do corpo docente da região, isso traduz a nossa importância para a qualificação dos serviços de educação básica prestados nessas cidades", pontuou o gestor antes de prosseguir com o resgate histórico da trajetória de Lutero.
No começo da tarde, cerca de 17 oficinas foram desenvolvidas no campus Canoas, muitas delas lotadas, algo que, segundo Marlene, é um reflexo do sucesso da empreitada. "O evento teve uma adesão muito grande em 2016, mas, neste ano, não esperávamos uma procura tão grande. Hoje ele faz parte do calendário acadêmico de escolas de ensino fundamental e médio, o que é uma satisfação", disse a coordenadora em alusão aos mais de 300 inscritos da terceira edição do Encontro de Alunos de Escolas Normais e Magistério.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras