10/06/2009 14:11
- ULBRA CANOAS
Amizade e integração: a Física explica
"INTEGRAÇÃO"
Quando promovemos alguma coisa de importante na vida, sabemos que estamos de alguma forma, sendo importante para outras pessoas. Não importa se salvamos vidas, se trazemos alegria, se fazemos chorar, basta que esta "coisa" seja minimamente importante para alguém. Feito isso, a "coisa" valeu a pena.
Coordenar um curso não se resume apenas em despejar um monte de conteúdos para dentro da cabeça dos alunos. Coordenar um curso não significa ser mais importante que alguém. Coordenar um curso passa muito mais por trabalhar em equipe, prestar atenção nas necessidades das pessoas, criar condições para que todos sejam felizes e, sobretudo, que todos sejam importantes e se importem com a melhoria da qualidade do curso e, consequentemente das pessoas que, de algum modo, serão envolvidas no processo. Há muito tempo sabemos, e isto não foi instituído por alguém, apenas nasceu dessa forma, que as 24h do nosso dia são separadas em, 8h de trabalho, 8h de lazer e 8h de descanso. Quando resolvi ser professor sabia desde então que não teria os mesmo direitos de uma pessoa normal. Os alunos do curso, que já trabalham, também sabem disso. Passamos, no mínimo, 16 h trabalhando, 2h no lazer e, quando dá tempo, 6h descansando. Esse é o nosso dia-a-dia. Essa foi nossa escolha. Fomos nós que optamos por isso e ninguém, além de nós tem culpa disso. Pior ainda é que fazemos isso tudo rindo (vê se pode!). Por quê? Somente para ter o prazer de ver outras pessoas aprendendo. Nenhum dinheiro no mundo paga o sorriso de uma criança ou de um adolescente que nos diz, "valeu, sôr, aprendi".
Quando fazemos integrações, não coagimos ninguém a participar. Os ex-alunos vão porque sabem que vão encontrar ex-colegas, ex-professores, alunos novos e até futuros alunos. Muitos saem direto do trabalho, sala de aula, reuniões pedagógicas, reuniões administrativas, ou mesmo do convívio das famílias, pois sabem que ao reverem pessoas, estarão alimentando a alma e sendo importantes para as pessoas. Acredito firmemente que esses encontros não são para diversão, mas para alimentar as nossas vidas.
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra