Cuidare
Projeto Cuidare atende pacientes com Alzheimer e familiares
Projeto de extensão comunitária inclui oficina para comunidades de Canoas
A possibilidade de acesso a direitos sociais e o fortalecimento da função protetiva, tanto familiar quanto comunitário, é o objetivo do projeto de extensão universitária Cuidare, do curso de Serviço Social. Profissionais e acadêmicos da Ulbra atendem a dois públicos prioritários: Pessoas com demência tipo Alzheimer e familiares e famílias em situação de vulnerabilidade social. Os encontros acontecem às segundas-feiras, das 14h às 16h30min (famílias em situação de conflitos) e às quartas-feiras, das 9h30min às 12h (idosos com Alzheimer e suas famílias), no Centro Multiprofissional da Ulbra. O Cuidare também desenvolve a oficina Viver em Família, em entidades da rede assistencial de Canoas. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3477-9269 ou no e-mail secsersocial@ulbra.br.
O atendimento para pacientes com Alzheimer trabalha o entendimento dos familiares sobre a doença, discute alternativas de cuidados e fortalece os laços protetivos. Aos idosos, são oferecidas atividades para o desenvolvimento da memória, do fortalecimento de relações sociais e de lazer. A equipe é composta por dez acadêmicos voluntários dos cursos de Serviço Social, Psicologia e Fonoaudiologia, uma assistente social, um médico e professoras do curso de Serviço Social, Michelle Clos e Cláudia Giongo, que coordena o projeto.
O atendimento para as famílias com conflitos entre casais, pais e filhos, colegas de trabalho, dificuldade de relacionamentos com filhos adolescentes, gravidez na adolescência é particularizado. A partir da compreensão da dificuldade, é construído com a família um plano de intervenção e combinadas entrevistas de acompanhamento.
"Estar com alunos em um projeto de extensão como este possibilita estar mais próximo do aluno e da realidade profissional e social. Acompanhamos o aluno e o paciente de perto, atendemos juntos. São momentos muito especiais para o aluno, para o professor e para a comunidade que é beneficiada com serviços importantes", enfatiza Cláudia.
Os resultados do projeto comunitário encantam os acadêmicos. Ariane Moreira, aluna de Psicologia, está no segundo semestre de atuação como voluntária no atendimento a idosos. "Ingressei no curso pensando que ia trabalhar com crianças e adolescentes. Mas a melhora na qualidade de vida que podemos levar ao paciente com Alzheimer é uma satisfação profissional", garante a voluntária. O grande número de pacientes com a doença degenerativa que está sendo identificado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em Canoas, despertou o interesse da estudante de Serviço Social Sônia Souza Bitencourt. "É o primeiro projeto de extensão que participo. Tenho interesse de estar mais próximo da prática dos atendimentos", destacou.
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
*colaborou a acadêmica do curso de Jornalismo Liliane Pazzini
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras