Semana do Bebê
Resgatando a Família da Era Digital é o tema da Semana do Bebê
Série de atividades inicia no dia 14 de maio, em Canela
A 18ª Semana do Bebê de Canela vai ser realizada entre os dias 14 e 21 de maio, com o tema Resgatando a Família da Era Digital. O projeto de extensão comunitária da Universidade Luterana do Brasil tem a parceria da prefeitura de Canela. Palestras, debates, oficinas, rodas de bate-papo e outras diversas ações integram o evento totalmente voltado para os cuidados com a primeira infância.
Durante 17 anos, a Ulbra e a Prefeitura Municipal de Canela investem esforços para a realização desse programa que já é consagrado e causa um impacto social tão significativo que atravessou fronteiras e está hoje no Uruguai, Inglaterra e Portugal. O Governo do Estado do Rio Grande do Sul também se inspirou nos moldes do projeto para criar a Semana Estadual do Bebê. Implementado no ano de 2000, por idealização dos professores da Ulbra, Odon Cavalcanti Carneiro Monteiro e Salvador Célia, o projeto contou com o apoio da prefeitura de Canela. Na época, o índice de mortalidade infantil na cidade era superior a 13%. As primeiras visitas e ações preventivas do programa foram realizadas no município. Em 2010, a Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef) publicou os resultados de dez anos de monitoramento: aproximadamente 2.000 famílias tinham recebido atendimento médico domiciliar gratuito e a mortalidade infantil foi reduzida em mais de 6%. As oficinas e palestras em escolas da educação básica da região auxiliaram também a queda dos índices de gravidez na adolescência e drogadição na gestação, tornando a Semana do Bebê um exemplo de ação de saúde. A Fundação publicou nesta época um manual para a implantação do evento em outras cidades. Hoje, mais de 500 municípios brasileiros utilizam esse modelo de ação e diversos países realizam estudos sobre a sua efetividade.
"A Semana do Bebê é um evento com padrão internacional, que tem o apoio da Unicef. Nesta edição, a primeira dama de Recife, Cristina Mello, vai falar sobre o impacto do evento em um grande centro urbano. É um retorno da disseminação do evento em todo o país e internacionalmente. A Ulbra Canoas foi convidada para participar da abertura da Semana do Bebê de Nova Santa Rita e vai realizar este ano a 2ª Semana do Bebê de Canoas", enfatiza a coordenadora de Extensão da Universidade, Dalva Sant´anna. Lucy Potter, pesquisadora inglesa que trabalha para a 4Children, uma instituição de caridade dedicada a ajudar crianças no Reino Unido, também vai relatar a experiência positiva da Semana do Bebê de Leeds, na Inglaterra.
As atividades da Universidade no evento foram coordenadas pela professora do curso de Medicina, Carmen Nudelmann, que transferiu neste ano as responsabilidades para a professora do curso de Psicologia, Aline Vivian.
"O projeto comunitário mais antigo do curso de Medicina foi um grande investimento da Ulbra e da prefeitura de Canela, que apoiou o projeto desde o início para os bebês. Se cuidarmos das crianças e das famílias, teremos no futuro adolescentes e adultos saudáveis e preparados para a vida. A Semana do Bebê marcou a cidade de Canela e vai deixar a sua marca, na melhora dos indicadores sociais, por onde passar. Os professores e acadêmicos que auxiliaram em todas as edições do evento serão multiplicadores de todo o conhecimento adquirido com estas ações. É um sentimento de vazio, deixar a coordenação da Semana do Bebê, mas saio para cuidar de outro bebê, que é meu neto", diz a professore Carmen, que é a patronesse de 2017 e será homenageada no Seminário.
A tradicional missa de abertura da Semana do Bebê está marcada para as 18h de domingo, 14 de maio, na Catedral de Pedra. O tema escolhido pela comissão organizadora do evento abordará a nova realidade de criar os filhos em uma era de informações abastecidas pelas redes sociais. De acordo com o coordenador geral da 18ª edição do evento, o vice-prefeito de Canela, Gilberto Cezar, as tradições dos nossos antepassados, como brincar na terra, no parquinho, contribuem para desenvolver a personalidade das crianças. O Seminário Internacional e o Fórum Parlamentar acontecerão nos dias 19 e 20, respectivamente. A passeata dos bebês marcará o encerramento da programação, no dia 21, a partir das 15h. As famílias sairão da Catedral de Pedra em direção a Praça João Corrêa, onde será montada a Praça da Família com atrações gratuitas para as crianças.
Bebê prefeito
O primeiro bebê que nascer no Hospital de Caridade de Canela durante o período de realização do evento, será considerado o Bebê Prefeito de 2017.
Confira a programação completa, que conta com ações extensionistas de várias graduações da Ulbra, em http://www.ulbra.br/canoas/extensao/evento ou clique aqui.
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
Notícias relacionadas
-
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras