Farmácia
Canoenses recebem orientações sobre os riscos da automedicação
Semana do Uso Racional de Medicamentos segue até quinta-feira, 11.5
Acadêmicos e professores do curso de Farmácia da Ulbra organizaram uma série de atividades para a Semana do Uso Racional de Medicamentos, que está sendo realizada até o dia 11 de maio. No último sábado, 6 de maio, quem visitou o Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo) participou de atividades e foi auxiliado na aferição de pressão e glicose. As crianças aproveitaram bastante o teatro de fantoches e os jogos, que trataram o uso de medicamentos de forma lúdica. As atrações infantis foram a bruxa e a Branca de Neve, interpretadas pelas estudantes Larissa Tamara Santos e Larissa Raupp. A maçã oferecida pela bruxa tinha cápsulas com informações sobre uso incorreto de medicamentos.
Hoje, das 14h às 16h30, as atividades continuarão para as crianças da escola Thiago Würth, no bairro Mathias Velho, em Canoas. Na terça-feira, 9 de maio, à tarde, serão realizadas ações com o grupo de crianças da Unidade Básica de Saúde União, no mesmo bairro. Na quarta-feira, 10 de maio, a partir das 14h, a conversa dos farmacêuticos será com o grupo do projeto Ulbrati, na sala 6 do prédio 1 do campus Canoas. No último dia de intervenções, quinta-feira, 11.5, às, 14h30min, panfletos serão distribuídos no Hospital Universitário e uma roda de conversa será realizada na sala de espera.
Um dos principais objetivos da Semana é mostrar que a automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, pode trazer consequências mais graves do que se imagina. O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas.
Se o medicamento for antibiótico, a atenção deve ser sempre redobrada. O uso abusivo do produto pode facilitar o aumento da resistência de microrganismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos. Outra preocupação em relação ao uso do medicamento refere-se à combinação inadequada. Neste caso, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro. O uso de medicamentos de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, consequências como: reações alérgicas, dependência e até a morte. A medicação por conta própria é um dos exemplos de uso indevido de medicamentos e é considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo.
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras