Campus Canoas
Docente mexicano palestra sobre construção social e ensino da matemática
Atividade aberta ao público acontece na próxima sexta-feira, 5 de maio
O professor do Centro de Investigação e de Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional do México (Cinvestav), Roberto Cantoral Uriza, realizará na próxima sexta-feira, 5 de maio, uma palestra sobre a construção social do conhecimento matemático. A conferência, que ocorrerá às 13h, no auditório A do prédio 14 do campus Canoas, é parte de uma série de atividades que marcam a visita de uma semana do docente estrangeiro à Universidade Luterana do Brasil.
Antes disso, Uriza acompanhará a banca de Doutorado do estudante do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), Alexandre Branco Monteiro, que defenderá uma tese co-orientada por ele durante o período de seis meses em que o aluno integrou seu grupo de estudos no Departamento de Matemática Educativa do Cinestav. Conforme o pesquisador, Monteiro conseguiu identificar, por meio de análises preliminares, semelhanças e diferenças na forma com a qual os conteúdos matemáticos são ensinados às crianças brasileiras e mexicanas. "Na vida cotidiana, a maneira de se medir o tempo ou comparar pesos e medidas é bem diferente. O tratamento linguístico que é dado à quantificação de objetos é próprio da cultura de cada país e isso fica evidenciado nos currículos das escolas e no processo de compreensão da matéria pelos povos dos dois países", explica Uriza, que deve falar no tema durante sua palestra.
Em reunião realizada na tarde da última quarta-feira, 3 de maio, o pró-reitor acadêmico da Ulbra, Pedro Antonio González Hernández, saudou o visitante e aproveitou para reiterar a importância desse tipo de intercâmbio para o processo de internacionalização das duas Instituições. "No momento em que temos a compreensão de que uma Universidade transcende o seu espaço físico, passando a integrar um conjunto de conceitos muito mais amplo, percebemos o porquê da visita de um professor estrangeiro ou da ida de um de nossos docentes para o exterior ser algo tão engrandecedor sob o ponto de vista educacional", ponderou o gestor.
Ricardo Arnoldo Cantoral Uriza possui pós-doutorado em Ciências Pela Université Paris 7, na França, e desenvolve projetos com a comunidade acadêmica da Ulbra há 15 anos. A longevidade da parceria, conforme garante, é fruto de um comprometimento mútuo com o desenvolvimento do saber humano. "Sempre entendi que as fronteiras do conhecimento se abrem quando um enxerga o outro", refletiu o estudioso antes de prosseguir com compromissos pontuais dentro da Unidade.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras