Extensão
Projeto comunitário integra congresso brasileiro da área de saúde
A Escola na Universidade: Vivência em Práticas Corporais
O resumo do trabalho vinculado ao projeto de extensão da Ulbra Canoas A Escola na Universidade: Vivência em Práticas Corporais e Avaliação da Saúde foi selecionado para integrar o XVII Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica, realizado de 20 a 22 de abril, em Recife (PE). De caráter comunitário, o projeto é voltado a estudantes do ensino fundamental de escolas da região metropolitana de Porto Alegre. Foi desenvolvido e executado em 2016 pelos graduandos do curso de Educação Física, com a supervisão da professora Larissa Sabbado Flores, em conjunto com os professores Cristiano Neves da Rosa e Flávio Py Mariante Neto. Larissa fez a apresentação do projeto em pôster digital no congresso de Recife.
Na apresentação, foi exibido diagnóstico do perfil de saúde das crianças frequentadoras do projeto durante o ano passado. Foram demonstrados os indicadores de saúde, como peso, estatura, maturação somática, além de outras características da aptidão física, como flexibilidade, resistência cardiorrespiratória e resistência muscular abdominal. "Com os resultados dessas avaliações, verificamos se as crianças estavam ou não aptas fisicamente. Foi constatado que cerca de 38% delas apresentaram obesidade e não são aptas cardiorrespiratoriamente, índice semelhante ao da população mundial infanto-juvenil", ressaltou Larissa. "O objetivo do trabalho é permitir que as crianças tenham vivências corporais, em diferentes práticas esportivas, que englobam não apenas as modalidades coletivas, mas também os esportes individuais como lutas, atletismo e ginásticas", explicou a docente.
Para Larissa, o projeto proporciona aos estudantes de Educação Física ensinamentos importantes, como a elaboração e execução de um plano de aula, além do contato com o meio científico. "Esse projeto apresenta um teor de pesquisa que é o próprio acompanhamento dessas crianças para podermos responder futuramente se o nível de atividade física que proporcionamos a elas gera impacto na saúde", finalizou.
As atividades do projeto são realizadas sempre nas terças-feiras, no turno da tarde, nas dependências do Complexo Esportivo da Ulbra Canoas. Atualmente, o trabalho vem sendo desenvolvido com crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Couto, da cidade de Santa Rita (RS).
André Bresolin
Jornalista - Mtb 18.183
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024