3ª Festa da Leitura
Obra procura compreender a figura de Jacobina Mentz Maurer
Escritora Elma Sant'Ana participou de bate-papo na 3º Festa da Leitura
"Jacobina era uma liderança nata que, já em 1874, superava os limites impostos às mulheres e sofreu muito por isso." Essas foram algumas das palavras de Elma Sant'Ana, escritora do livro Minha Amada Maria, no bate-papo que aconteceu no Amo Café, durante a 3ª Festa da Leitura. Publicada pela Editora da Ulbra, a obra conta a história dos Mucker contextualizada em espaço-tempo, organização social, religiosa e política da época. E, principalmente, busca a compreensão da figura de Jacobina, líder do grupo. Os Mucker sofreram perseguições de diversas esferas, além do Império da época. Foram considerados uma ameaça para a sociedade. Em agosto de 1874, Jacobina e seus seguidores foram encontrados pelo governo imperial, assassinados e queimados.
Elma é proprietária de vasto acervo de documentos e cartas dos próprios integrantes da comunidade religiosa que ocupou o morro Ferrabrás, em torno de 1868, na região do Vale dos Sinos. Ela herdou grande parte do material de pesquisa de outro grande explorador do tema, o médico psicanalista alemão Juan Kern, que dedicou 60 anos de pesquisa ao movimento dos Mucker. Na opinião da escritora, Jacobina Maurer foi injustiçada.
Além do público presente na 3ª Festa da Leitura, o diretor da Editora da Ulbra, Astomiro Romais, o repórter fotográfico e pesquisador parceiro de Elma Sant'Ana, José Longhi, e representantes da comunidade acadêmica.
Elma Sant'Ana
Elma Sant'Ana, nasceu em Triunfo/RS. Geógrafa e pós-graduada em Ecologia e Folclore, a autora dedica seu trabalho à pesquisa e escrita das manifestações artísticas e culturais do Rio Grande do Sul, dando ênfase em especial para o papel da mulher nesse contexto. Elma escreveu obras sobre a Revolução Farroupilha, Anita Garibaldi, entre outras muitas personalidades femininas e suas atuações em conflitos no Estado.
Em 1985, a autora escreveu sua primeira obra sobre Jacobina. Segundo ela, seu interesse por esse caso só aumentou e, dedicada a compreender mais a fundo a história dos Mucker, em 2001, escreveu uma nova obra. Em 2004, após ter contato com uma série de documentos sobre o grupo, procurou a Editora da Ulbra para a publicação de um novo livro, surgiu então o Minha Amada Maria, Cartas dos Mucker. Todo o acervo de documentos sobre os Mucker que Elma Sant'Ana herdou foram doados para a área de pesquisa da biblioteca na Princeton University, nos Estados Unidos. Os exemplares da obra estão disponíveis para compra no estande da Editora da Ulbra, na 3º Festa da Leitura, que acontece no saguão do prédio 6 até quinta-feira, 27 de abril.
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
*colaboraram os acadêmicos do curso de Jornalismo Mariana Viegas e Matheus Leandro Rocha da Silva
Notícias relacionadas
-
26
MAI1º de junho Ulbra terá diversão com Stand Up do Léo, o Gauchão de Apartamento -
08
MAI11 de maio Feira na Ulbra reúne empreendedoras negras -
03
ABRParceria de longa data Ulbra e Prefeitura iniciam organização da Semana do Bebê de Canela 2024 -
10
MARDia 30 de março Atuação do Biólogo será tema do primeiro Conversa no Museu
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras