Festa da Leitura
Festa da Leitura acontece com grande diversidade de gêneros literários
Palestras e debates integram o público com os escritores
A transformação intelectual pela leitura e a contribuição de Martinho Lutero para a educação foram dois pontos lembrados pelo diretor da Editora da Ulbra, Astomiro Romais, pelo diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito e pelo presidente do Clube dos Editores, Waldemar Garcia de Carvalho Jr., na abertura da 3ª Festa da Leitura, ocorrida na manhã desta terça-feira, 25 de abril. Além da exposição e venda de publicações de 23 editoras, a programação inclui encontros de escritores com o público. Os jornalistas Rafael Guimaraens e Alexandre Lucchese, o administrador de empresas Daniel Costa, a antropóloga Elma Santana, o fotojornalista Kadão Chaves e a cronista Claudia Tajes estão entre as personalidades que participarão de bate-papo, na Estação do Livro. Os descontos nas obras oferecidas estão acima de 20%. Nas diversas bancas distribuídas pelo saguão do prédio 6, são encontrados diversos segmentos da literatura, desde livros infantis, infanto-juvenis, sobre mitologia, didáticos, até literatura regional, como a editora Martins Livreiro que há 40 anos dedica-se a publicação de livros sobre a história do Rio Grande do Sul. O evento acontece no campus até a próxima quinta-feira, 27.
O olhar da comunidade acadêmica
Com o intuito de aproximar a comunidade acadêmica dos livros, a exposição atraiu diversos alunos do campus ao longo do dia. Para o estudante de Engenharia Elétrica, Felipe Sperb, o estímulo da leitura é muito importante, principalmente para alguém como ele, que faz um curso voltado para a área de exatas. "Muitas vezes se perde o contato com a literatura, focando prioritariamente na prática do meu curso."
A colaboradora da Ulbra Ane Arduim acredita que o evento é uma oportunidade de maior divulgação da literatura geral no campus e espera que a feira fomente a vontade de ler na comunidade da Universidade.
Abordagem sobre os 500 anos da Reforma está presente no evento
Durante esta semana, a Ulbra está realizando o Seminário Internacional Reforma, 500 Anos: Educação, Ciência e Cultura. Quem percorrer o saguão do prédio 6 poderá conhecer de perto o legado que Martinho Lutero deixou para a literatura mundial. No estande da editora Concórdia são encontradas publicações com traduções dos escritos de Lutero e toda a história da Reforma Protestante. Fabian Timóteo, representante da editora, conta sobre a parceria entre as editoras Concórdia e Sinodal e as igrejas luteranas IECLB e IELB para a produção dos conteúdos: "Todo o material desenvolvido neste momento em que se comemora o jubileu da Reforma é para divulgar cada vez mais o legado de Lutero, porque isso vai ficar eternamente. Lutero não só é muito importante para os luteranos, quanto para toda sociedade."
O capelão-geral da Aelbra/Ulbra, Maximiliano Wolfgramm Silva, ressalta a relevância da realização de um evento como esse dentro da Universidade. " Eu entendo que a Festa da Leitura está ligada intimamente com o que nós fazemos enquanto instituição. Nossa missão nos coloca como uma comunidade de aprendizagem, e a aprendizagem acontece através de vários meios, um dos mais poderosos é através da leitura", ressalta o pastor.
O reverendo faz referência também ao contexto desse evento com os 500 anos da Reforma. "Se torna até muito natural que a Ulbra promova eventos como este, especialmente nesta época, que nós lembramos os 500 anos da Reforma. Entre a importância deste movimento, estão as publicações de escritos dos mais diversos que provocaram reflexões que transformaram o mundo. Então, os dois eventos que acontecem nesta semana estão muito bem alinhados."
Confira as palestras previstas na programação:
Terça-feira, 25 de abril
19h30 -- Rafael Guimaraens: bate-papo sobre a construção da memória, pesquisa histórica sobre fatos de Porto Alegre. Mediação: Astomiro Romais. Local: Café Amor, prédio 6.
Quarta-feira, 26 de abril
14h - Elma Santana: palestra sobre o livro Minha amada Maria: carta dos Mucker, documentos inéditos sobre o drama de Jacobina e o sangrento episódio dos Mucker. Local: Café Amor, prédio 6.
19h30 -- Daniel Costa: palestra sobre o livro Não existe gestão sem comunicação, focado no endomarketing das empresas. Local: Estação do Livro.
19h30 -- Kadão Chaves: sobre A força do tempo, contando sua trajetória como repórter fotográfico. Local: Auditório 119, prédio 6.
Quinta-feira, Dia 27 de abril
14h -- Alexandre Lucchese: Infinita Highway: os bastidores de uma biografia dos Engenheiros do Hawaii. Local: Estação do Livro.
19h -- Claudia Tajes - sobre as crônicas de Partes Íntimas. Mediação: Paula Taitelbaum. Local: Auditório 119, prédio 6.
Serviço:
Data: 25, 26 e 27 de abril (de terça à quinta-feira)
Horário: 10h às 21h
Local: Saguão do Prédio 6 da Ulbra (Av. Farroupilha 8.001 - Canoas)
Eventos: Estação do Livro e Auditório 119, no Prédio 6
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
*colaborou a acadêmica do curso de Jornalismo Mariana Viegas da Silva
Tags
Notícias relacionadas
-
14
NOVNeste sábado, dia 16 Coordenadora do Ulbrati autografa na Feira do Livro de Porto Alegre -
13
NOVDia 15 de outubro Editora da Ulbra lança obras em parceria com o Conselho de Arquitetura -
08
NOVEnciclopédia dos Minerais Ulbra inicia período de lançamentos na Feira do Livro de Porto Alegre -
04
NOVCultura Editora Ulbra participa da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras