Páscoa
Surpresa e emoção marcam a Celebração de Páscoa
Uma cerimônia diferente de reflexão sobre a ressurreição de Cristo
Ao som da Orquestra de Câmara da Ulbra, que estava sob a regência do maestro Tiago Flores, e da voz do pastor Paulo Brum e de Francis Padilha, a comunidade acadêmica assistiu a uma cerimônia de Páscoa produzida com bom gosto pela Pastoral da Ulbra e que surpreendeu a todos nos detalhes inusitados.
Os pastores Maximiliano Wolfgramm Silva, Gerhard Grasel, Angelo Elicker e Clovis Gedrat se revezaram para contar, em passagens, os últimos dias de Jesus Cristo, desde a quinta-feira santa até o domingo de Páscoa. Enquanto a história era contada, as velas do altar foram sendo apagadas, simbolizando a aparente vitória da escuridão sobre a luz. O momentoi da morte de Jesus Cristo foi simbolizado com o toque do sino.
De repente, vozes surgiam da plateia: "Nossa é a vitória, porque Jesus venceu a morte em nosso lugar". A partir deste momento, as velas passaram a ser acesas novamente, a luz aponta Jesus Cristo, simbolizando o seu reviver no domingo de Páscoa.
"Fico emocionado toda a vez que participo dessas cerimônias. Quero desejar a todos que a palavra renovação se concretize nos nossos corações. Feliz e abençoada Páscoa a todos", disse o diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito.
Quem compareceu ao culto de Páscoa recebeu, na entrada do evento, em meio ao programa, uma borboleta de papel, símbolo da ressurreição, da transformação, da reconstrução. No final do evento, o público foi convidado a escrever em suas borboletas palavras que representassem seus desejos pessoais, para o próximo, seus familiares, enfim. Essas borboletas foram coladas por cada um dos participantes num mural em forma de cruz exposto na entrada da capela.
O reitor Marcos Fernando Ziemer encerrou a cerimônia lembrando da característica confessional da Universidade. "Este é um momento de comemoração dos 500 anos da Reforma Luterana em todo o mundo e a Ulbra vai deixar a sua marca. A mensagem da Páscoa se encontra com a de Lutero: liberdade", disse Ziemer. "A Páscoa mostra que Deus fez tudo por nós. E essa foi também a grande mensagem de Lutero", finalizou, destacando a ação de Deus em benefício dos cristãos.
Caren Moraes
Notícias relacionadas
-
14
JANEmoção em conjunto Formatura do curso de Medicina revela sonhos e conquistas coletivas -
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
13
JANRECREAÇÃO COM SEGURANÇA Colônia de férias de verão garante diversão aos pequenos estudantes
Últimas notícias
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal