Medicina
Rito de passagem: calouros da Medicina recebem os jalecos
Familiares acompanharam o rito de passagem do jaleco
Para muitos vestibulandos, ingressar no curso de Medicina é um grande desafio devido à disputa acirrada por uma vaga. A aprovação no processo seletivo é também o início da realização de um sonho, que começa em uma rotina de muita dedicação. Com a intenção de ambientar os calouros a uma nova realidade, o curso de Medicina da Ulbra Canoas promoveu a tradicional cerimônia de entrega do jaleco nesta segunda-feira, 27 de março. A solenidade foi conduzida pela coordenadora do curso, Miriam Silveira Heine, e contou a presença de docentes, alunos veteranos, novos acadêmicos e familiares.
Miriam contou um pouco da história dos jalecos e de sua simbologia ao longo dos séculos. A coordenadora explicou que o evento constitui-se em um rito de passagem para os calouros. Ela também enfatizou o propósito pedagógico do curso. "Ao final desta graduação, os estudantes deverão desenvolver competências em três áreas distintas. Atenção à saúde, gestão em saúde e educação em saúde. "Queremos colocar à disposição da sociedade um profissional médico que saiba valorizar os pacientes. Essa cerimônia é um rito de passagem e um momento de reflexão", salientou a docente, enfatizando a formação humanista que os futuros médicos deverão ter.
O reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer, parabenizou os calouros e cumprimentou a coordenação e o corpo docente da Medicina pela forma como a graduação tem sido conduzida. "Nosso curso de Medicina já executou ao longo dos anos projetos inovadores e diferenciados dentro do contexto médico, tanto em âmbito regional como nacional", lembrou.
O presidente do Centro Acadêmico da Medicina da Ulbra (Camu), Rômulo Alves, deu as boas-vindas aos novos colegas e convidou-os para participarem das ações que o Camu promove. Já a vice-presidente do Núcleo Acadêmico do Simers, Giulia Bonatto Reichert, convidou os calouros para participarem da 13ª edição do trote solidário.
Ao final do evento, os novos estudantes receberam os aventais das mãos dos acadêmicos veteranos. Uma das alunas que vestiu pela primeira vez o jaleco foi a caloura Pietra dos Santos Cardoso, que é filha da coordenadora do curso de Farmácia da Ulbra Canoas, Lidiane dos Santos. "Esse é um momento de conquista e de gratidão, pois valeu a pena o esforço que fiz para ingressar nessa graduação. Estou feliz com a presença de minha mãe, já que essa Universidade há muito tempo também faz parte da vida dela", disse a caloura Pietra. "Além de atuar como docente há 12 anos, fiz minha graduação em Farmácia aqui. Minha filha estudou no colégio Cristo Redentor e agora inicia sua caminhada nesta Instituição", argumentou Lidiane, com orgulho.
Trote Solidário
O trote solidário promoverá atividades distintas nos dias 31 de março e 1º de abril, com a intenção de promover a confraternização entre calouros e veteranos do curso de Medicina. Na sexta-feira, 31 de março, haverá doação de sangue no Hemocentro, em Porto Alegre. No sábado, 1º de abril, serão recolhidos alimentos não perecíveis para o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul. Os donativos poderão ser entregues no supermercado Rissul do Shopping Canoas e da Av. Cristóvão Colombo, em Porto Alegre, e também no supermercado Nacional do Shopping Praia de Belas, na capital. Informações sobre as ações do evento podem ser obtidas na secretaria do curso, sala 133 do préido 1 do campus Canoas ou pelo telefone (51) 3477-9171.
André Bresolin
Jornalista - Mtb 18183
Notícias relacionadas
-
14
JANEmoção em conjunto Formatura do curso de Medicina revela sonhos e conquistas coletivas -
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
13
JANRECREAÇÃO COM SEGURANÇA Colônia de férias de verão garante diversão aos pequenos estudantes
Últimas notícias
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal