Assuntos Acadêmicos
Ulbra e Mercur anunciam parceria em aula inaugural dos cursos de Design
Projeto de co-criação de produtos beneficia acadêmicos do bacharelado
Uma parceria que promete beneficiar estudantes do curso de Design da Ulbra foi anunciada nesta quarta-feira, dia 22 de março, durante aula inaugural dos cursos da área, realizada no auditório 14B do campus Canoas. Através de um programa de cooperação com a Mercur, empresa que há mais de 90 anos desenvolve utensílios à base de borracha, os alunos poderão colocar em prática seus conhecimentos, ao mesmo tempo em que participam da co-criação de objetos da linha de Saúde e Bem-Estar da companhia.
A novidade foi revelada pela coordenadora do bacharelo em Design, professora Débora Quaresma, que aproveitou a ocasião para celebrar a notícia junto da comunidade acadêmica. "É uma oportunidade de colocar os nossos universitários em contato demandas reais, oriundas do mercado de trabalho, um diferencial que pode torna-los profissionais mais completos", pontuou a docente na abertura do evento.
Segundo Débora, já no próximo mês, os estudantes da disciplina de Projeto de Produto III realizam a primeira de uma série de visitas à fábrica da empresa, em Caxias do Sul (RS), local onde ocorrerão as primeiras reuniões do programa, algo que entusiasma Jorge Hoelzel Neto, colaborador e membro do Conselho Administrativo da Mercur. "Antigamente, nós fazíamos coisas para as pessoas, agora nós criamos junto delas. É por isso que buscamos os designers da Ulbra, acreditamos que eles têm a expertise necessária para unificar pessoas e funcionalidades em torno de um projeto", salientou o facilitador e palestrante convidado ao término de sua conferência.
Companhia ressignificou seus valores e abraçou a sustentabilidade, afirma Hoelzel
Ao longo da aula inaugural dos cursos tecnólogos e do bacharelado em Design, Jorge Hoelzel Neto compartilhou com o público presente um pouco da trajetória da Mercur: uma empresa de 93 anos de idade e que há uma década passou por uma severa crise de identidade.
Conforme conta, a companhia, então reconhecida por seu trabalho nos segmentos da Educação e Saúde, sentiu a necessidade de adotar uma postura mais humana diante do mercado, e, por isso, contratou os serviços de uma agência paulista especializada em estratégias de negócios.
Ao término da consultoria, veio a surpresa. "Percebemos que não faríamos falta alguma à comunidade, caso não existíssemos, isso nos levou a adotar uma nova filosofia corporativa", disse o conferencista para o auditório lotado. Hoje, além de possuir duas fábricas e uma ampla rede de distribuidores, a Mercur assume o seu lado sustentável. Por meio do Projeto Borracha Natural, a companhia compra látex diretamente dos seringueiros da Reserva Extrativista do Xingu, o que contribui para a proteção e conservação da fauna e flora nativas da Floresta Amazônica.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes