Volta às aulas
Alunos da Ulbra RS iniciam suas atividades acadêmicas
Mais de 35 mil estudantes do presencial e EAD são esperados
No próximo dia 20 de fevereiro, a Universidade Luterana do Brasil retoma suas atividades acadêmicas nos campi de Cachoeira do Sul, Canoas, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, Santa Maria, São Jerônimo e Torres, no RS, e também nos 81 polos EAD distribuídos no país. São mais de 35 mil alunos na modalidade presencial e na educação a distância iniciando ou retornado às suas atividades.
Entre as novidades para 2017, ano em que completa 45 anos de atividades, a Ulbra está disponibilizando para os alunos o aplicativo de Autoatendimento Mobile. O programa foi desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da mantenedora Aelbra, em parceria com a empresa egSYS, uma das empresas instaladas no Parque Tecnológico da Ulbratech, em Canoas.
O aplicativo é público e gratuito e está disponível nas plataformas iOS, Android e Windows Phone, nas respectivas lojas virtuais. Através da ferramenta, os estudantes de ensino superior, digitando seu cadastro geral único (CGU) e senha, têm acesso a diversas informações como notas de todas as disciplinas cursadas, visualização de salas de aula e horários de cada disciplina, visualização da estrutura física do campus e geração de rotas de circulação, oportunidades de trabalho, entre outros. Outros diferenciais do aplicativo são os comunicados dos coordenadores de curso e os avisos institucionais, que serão repassados via ferramenta. A cada novidade, o aluno será notificado, sem precisar ficar atualizando.
Outra novidade é que, neste ano, a Universidade também inicia a implantação do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI, documento que retrata a identidade da Instituição, sua filosofia de trabalho e o que se pretende alcançar nos próximos cinco anos. "O PDI, foi construído em 2016 com a colaboração de toda comunidade acadêmica. Nesse novo ciclo, se propõe à Universidade uma nova missão: ser comunidade de aprendizagem inovadora e eficaz, e só seremos capazes de cumprir essa meta com a união de alunos, professores e colaboradores", comentou o reitor Marcos Fernando Ziemer.
Novidades também na área acadêmica. Segundo o pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio González Hernández, haverá uma reestruturação pedagógica em todos os níveis. "Estamos iniciando um processo de mudança filosófica na Universidade. A Ulbra pretende se consolidar como uma instituição de ensino superior de excelência, decidida a transformar e desenvolver a sociedade por meio da formação de recursos humanos extremamente qualificados através do conhecimento, habilidades e atitudes, tendo como base primordial os respectivos projetos de vida. Esta decisão institucional se aplica para todos os cursos e modalidades de ensino onde, certamente, a interação dialógica entre aluno, professor e sociedade, garantirá o sucesso da proposta."
Rodrigo Guerin
Jornalista - Mtb:16.499
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes