Curricularização da Extensão
Ulbra e Universidad Veracruzana, do México, assinam convênio
Trabalhos na área de direitos humanos aproximaram as duas universidades
A Ulbra e a Universidad Veracruzana, do México, firmaram, nesta quinta-feira, 22 de dezembro, um convênio marco, que possibilitará uma série de ações entre as duas universidades. Entre elas, está o convênio de mobilidade, que promoverá o intercâmbio para alunos de graduação das duas instituições. O documento foi assinado pelo reitor, Marcos Fernando Ziemer, e será encaminhado para o reitor da universidade mexicana nos próximos dias. Participaram, também, do ato, que aconteceu na Ulbra Canoas, a assessora de Relações Internacionais, Andréia Athaydes, e a diretora de Assuntos Comunitários, Simone Imperatore.
Simone explica que o convênio está vinculado ao Programa de Internacionalização da Extensão e nasceu no IV Foro de Responsabilidad Social Territorial, que aconteceu em agosto de 2016, em Cartagena das Índias, na Colômbia. O evento foi promovido pelo Observatório de Responsabilidade Social da América Latina e Caribe (ORSALC), da UNESCO. A diretora destacou que a Universidad Veracruzana possui um trabalho de extensão com ênfase em direitos humanos, com ações diretas com povos nativos indígenas daquele país. Já a Ulbra possui trabalho semelhante com as comunidades Quilombolas e há entre as duas instituições um grande interesse para a troca de experiências. "O diálogo entre a Ulbra e a Universidade Veracruzana deu-se através do professor José Othon Flores, a partir destas pautas comuns na extensão universitária, com ênfase em Educação em Direitos Humanos, ações com povos nativos (indígenas e quilombolas), institucionalização e sistematização da extensão universitária, neste caso abrangendo programas e projetos", destacou.
Andréia Athaydes enfatiza que, a partir desta assinatura marco, inicia o plano de trabalho entre as duas instituições. "Esta assinatura possibilitará uma série de outros convênios que podem envolver não só alunos, mas também professores, tanto da graduação quanto da pós-graduação."
Para o reitor Marcos Fernando Ziemer, este é mais um grande passo para a Ulbra no que tange a internacionalização da Universidade. "Dentro do que nos propomos na questão da internacionalização da Ulbra, que é um de nossos pilares estratégicos, este convênio pioneiro com a área da extensão vai ajudar no processo de curricularização da extensão", avalia. Neste processo de internacionalização, o reitor também destaca a oferta de uma disciplina ministrada em inglês. Com matrículas abertas, a disciplina, que terá sua primeira turma no primeiro semestre de 2017, tem, entre outros objetivos, preparar a Universidade para receber alunos do exterior.
Laira Souza
Jornalista - Mtb. 11.610
Notícias relacionadas
-
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas -
20
NOVENSINO Universidade do Peru vive uma semana de atividades na Ulbra -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema