Cursos de Extensão
Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis
Curso ensina técnicas para restauração de obras
Você gosta de artes e gostaria de recuperar algumas obras que tem em casa? O curso de extensão Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis, que acontece na ULBRA Canoas, está com inscrições abertas até o dia 15.05. A capacitação é válida também para quem quer iniciar o trabalho prestando este tipo de serviço. Os interessados podem obter mais informações no Espaço Extensão e Cultura que fica no saguão do prédio 6 ou pelo telefone (51) 3477.9103 ou pelo e-mail extensaoecultura@ulbra.br.
Quem ministra o curso é a aluna da graduação em Artes Visuais da Universidade, Danielle Schütz. A estudante participou de cursos em São Paulo e Minas Gerais e ministrou aulas de Restauração de Pinturas no Atelier de Arte e Escola Plano B. Danielle também é técnica em Biotecnologia, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A instrutora do curso informa que as primeiras aulas serão teóricas e, para as aulas práticas, os participantes devem ter material específico. O curso é indicado a artistas, artesãos, historiadores, químicos, biólogos, e museólogos.
Segundo a estudante, no Rio Grande do Sul, apenas em Pelotas há um curso específico na área de manutenção de acervos e recuperação de bens culturais. Danielle destaca que há intenção de que o curso, futuramente, possa ser incorporado como uma disciplina da graduação de Artes Visuais, mas ainda não há previsão para que isso aconteça.
Mais informações
Inscrições: até 15.05
Data: de 17.05 a 14.06 (segundas e quintas-feiras)
Horário: das 14h às 17h
Investimento: R$ 150,00
Aulas práticas
Cada aluno deverá ter uma obra de pintura em tela que possa ser utilizada para os trabalhos em sala de aula. A obra deve ser de propriedade do aluno e deve ter dimensões máximas entre 40x40 cm.
Também é necessário que o participante possua uma lupa, espátula, cabo de bisturi nº3, lâminas para bisturi nº 10 e 12, pinça e régua, pincéis e trincha, palito longo, esponja e sabão neutro, algodão e papel toalha.
Além destes materiais o aluno deve ter equipamentos de proteção como jaleco, máscara, luvas e óculos.
Notícias relacionadas
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema
Últimas notícias
-
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado