Vestibular 2017/1
Ulbra Canoas recebe 3,5 mil candidatos para o Vestibular 2017/1
PCD foram auxiliados por profissionais capacitados
A manhã deste domingo, 27 de novembro, foi tranquila, apesar dos 3,5 mil vestibulandos que circularam na Ulbra Canoas, acompanhados por familiares. De acordo com o diretor Erivaldo Diniz de Brito, o candidato participou de uma seleção transparente e segura. "Aumentamos o número de seguranças no campus, incrementamos a segurança com detector de metais e a entrada para as provas com aparelhos celulares foi proibida, conforme o edital do candidato", informou. "Quem for selecionado neste processo seletivo pode esperar uma instituição de ensino preparada, organizada, com qualificação contínua de projetos pedagógicos, do corpo docente e uma estrutura acadêmica adequada ao mercado de trabalho", finalizou Brito.
Confira o álbum do Flickr com fotos das Unidades da Ulbra no RS: https://flic.kr/s/aHskHtuRwh
Os candidatos com deficiência foram aguardados com uma organização à parte e profissionais capacitados para atendê-los. Vestibulandos com deficiência auditiva foram auxiliados por intérpretes, enquanto cegos e deficientes visuais realizaram a prova em outro local. Provas ampliadas, em formato A3, foram disponibilizadas para pessoas com baixa visão. Candidatos com síndrome de Down foram assistidos por um ledor e um escrevedor e puderam fazer a prova com o tempo estendido em uma hora.
Familiares aprovaram organização do evento
Patrícia Dias acompanhou a filha Jessica Dias, de 16 anos, que disputa uma vaga no curso de Fotografia. "Sou formada em Química pela Ulbra e foi a nossa primeira opção de Universidade. Na verdade, a escolha foi dela, que visitou a Instituição com o colégio. Achei que a organização do vestibular está ótima e a gratuidade do estacionamento facilitou a movimentação dos automóveis no campus", disse.
Otavio Dal Soto Gadenz veio de Capão da Canoa com o filho Rudinei Gadenz, que presta vestibular para Engenharia Civil. De acordo com o pai, a qualidade de ensino da Ulbra foi indicação de amigos que estudaram aqui e já estão inseridos no mercado de trabalho.
Grau de dificuldade da prova foi equilibrado
De acordo com a diretora geral de Ensino, Graziela Oyarzabal, a Ulbra está investindo fortemente na qualificação do processo seletivo. Para o Vestibular 2017/1, os 11 professores que trabalham na elaboração e na revisão das provas construíram uma prova equilibrada. "O candidato preparado não deve ter sentido dificuldade com a prova", destacou. Os Sonhos Durante o Sono ou em Vigília e sua Importância Simbólica para a sua Vida e suas Realizações foi o tema da redação para as provas dos cursos presenciais.
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes