Comunidade
Ulbra atende cavalos de proprietários de baixa renda no Guajuviras
Projeto comunitário é desenvolvido há 17 anos na Universidade
Os moradores do bairro Guajuviras, em Canoas, receberam na manhã deste sábado, 26 de novembro, o Atendimento Clínico para Equinos de Proprietários de Baixa Renda, projeto comunitário do curso de Medicina Veterinária da Ulbra. O plantão veterinário foi realizado na Escola Municipal Paulo Freire, pelo professor Eduardo Malschitsky e pelos acadêmicos Daniel Ferraboli, Lucas Medina e André Reis.
No primeiro atendimento da manhã, Daniel e Lucas precisaram se deslocar para socorrer uma égua que estava paralisada, há cerca de 1,5 km da escola. Fabrício dos Santos, baiano de São Francisco do Conde, mora há cerca de seis anos no Guajuviras. Ele estava cuidando do animal para a proprietária, que encontra-se em viagem. O diagnóstico não demorou, já que o cavalo apresentava todos os sintomas de tétano, em estágio avançado.
Na escola, nove animais foram atendidos e receberam indicações de tratamento. Patrícia da Rosa Junqueira levou os cinco cavalos que possui e que são utilizados para o sustento da família, que provem da reciclagem de lixo. Ela chegou informando que duas éguas estavam prenhas, mas após exames, os veterinários não detectaram sinal de gestação. "A égua Sarita estava muito magra na primeira vez que avaliamos, pois tem um machucado dentro da boca. Os dentes dos equinos devem ser corrigidos anualmente. Hoje ela está bem", relata Malschitsky.
Maria Eduarda Junqueira, filha de Patrícia, cursa a 4ª série na escola. "É importante que os cavalos sejam atendidos, porque o trabalho deles ajuda a minha mãe a colocar comida na mesa", disse a menina de 12 anos. Para a diretora, Elizabete Oliveira de Paula Fettucia, entre os projetos comunitários que estão sendo desenvolvidos pela Ulbra na escola, este é de fundamental importância. "A maior parte dos moradores da região depende da reciclagem de lixo para viver. Os cavalos são um instrumento para a sua própria subsistência. Eles não têm condições de deslocamento, então esta ação que acontecerá uma vez por mês, para o atendimento desses animais, é muito valiosa", disse.
O acadêmico André Reis já participou de uma atividade da Ulbra que atendeu os cavalos do bairro. Para ele, é uma forma prática de adquirir conhecimento e desenvolver o caráter humanitário do profissional. "É um prazer fazer uma atividade extensionista como esta e ajudar não apenas os animais, mas as pessoas que dependem deles", explica o estudante.
O projeto comunitário Atendimento Clínico para Equinos de Proprietários de Baixa Renda é desenvolvido na Clínica de Equinos da Ulbra, há 17 anos. Coordenado pelo professor Eduardo Malschitsky, que trabalha especialmente com cavalos há 25 anos, está transpondo os muros da Universidade para atender a comunidade carente. A atividade será realizada mensalmente no Guajuviras.
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras