Cultura
Cine-Debate leva a autorrepresentação indígena para a Ulbra Canoas
Filme dirigido por índio Guarani será exibido no campus nesta sexta-feira
O curso de Jornalismo da Ulbra promove, nesta sexta-feira, 25 de novembro, uma sessão comentada do filme Desterro Guarani, de Ariel Ortega. A atividade, que inicia às 19h na sala 203 do prédio 14 do campus Canoas, integra a programão do Mês da Identidade Afro-brasileira e Indígena, evento que busca contextualizar para a comunidade acadêmica e sociedade civil a importância das tradições e do folclore étnico nacional.
Fruto do programa Vídeo na Aldeia, iniciativa do Centro de Trabalho Indigenista, ONG que há 30 anos leva oficinas de audiovisual a tribos indígenas do país, o longa-metragem foi todo rodado na região das Missões, no Noroeste gaúcho, e produzido por índios Mbya Guarani. A película retrata a história de como a etnia foi destituída de suas terras durante as reduções jesuítas, nos séculos XVII e XVIII, e de como suas raízes culturais sobreviveram ao processo de evangelização ao qual foram submetidos pelos padres espanhóis.
Segundo a idealizadora do cine-debate, Gabriela de Almeida, a exibição cinematográfica pretende aprofundar discussões sobre linguagem e estética, a partir da autorrepresentação midiática dos povos. "O que esses indígenas querem dizer com as imagens que produzem de si mesmos? Essa é a questão que será colocada em pauta", pontuou a docente do curso de Jornalismo da Ulbra que, ao lado do coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia, Antônio Luís Tubino Sobral, debaterá o tema com o público presente.
A sessão comentada é mais uma das ações que integram o CineDiversidade, projeto da Universidade que, desde o ano passado, usa o cinema para trabalhar questões relativas aos Direitos Humanos e cidadania junto de estudantes de escolas de educação básica do município.
Temática indígena volta a ser abordada no sábado
Neste sábado, 26 de novembro, também acontece uma oficina temática indígena. Na ocasião, dois documentários abordando o cotidiano das tribos Kaigang e Guarani serão exibidos no auditório do Museu de Ciências Naturais da Ulbra Canoas. A mostra promovida pelo curso de História da Universidade inicia às 9h. A entrada é franca. Outras informaçõess podem ser obtidas em www.ulbra.br/afro-brasileira-e-indigena.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras