Extensão
Ulbra leva atendimento a equinos de proprietários de baixa renda
Plantão veterinário será sábado, 26, na escola Paulo Freire, em Canoas
A Ulbra, através do curso de Medicina Veterinária, levará o projeto comunitário Atendimento Clínico para Equinos de Proprietários de Baixa Renda até a comunidade do bairro Guajuviras, em Canoas. O plantão de atendimento veterinário será no próximo sábado, 26 de novembro, das 8h às 12h, na Escola Municipal Paulo Freire. O agendamento do atendimento está sendo realizado pela direção da escola, localizada na Rua Che Guevara, nº 281 e pode ser feito também por telefone (51) 3236-2543.
Há 17 anos alunos e professores do curso atendem periodicamente cavalos de todos os portes, na Clínica de Equinos do Hospital Veterinário da Ulbra. Lá, proprietários com renda até R$ 600,00 podem agendar consultas e exames médicos gratuitos para os cavalos.
Durante a participação da Ulbra nas atividades do Dia da Responsabilidade Social, em setembro, a coordenação de Extensão da Universidade verificou a necessidade de retornar ao Guajuviras, com ações multiprofissionais. "Vivenciamos um dia da realidade de uma localidade extremamente carente. Os professores se emocionaram com os atendimentos e se colocaram à disposição para retornarem com projetos comunitários no bairro. A população de cavalos naquela região é muito alta porque eles são fonte de renda para os moradores. Além do atendimento médico, professores e alunos irão orientar sobre os cuidados que os cavalos devem ter", disse a coordenadora de Extensão de Canoas, Dalva Santana. De acordo com ela, a ação será realizada mensalmente, até que o projeto consiga abranger todos os cavalos da região.
Atendimento Clínico para Equinos de Proprietários de Baixa Renda é um dos 48 projetos extensionistas realizados no campus Canoas da Ulbra, que atendem as comunidades em diversas áreas. O projeto é coordenado por Eduardo Malschitsky, que também participou da primeira ação realizada no local. "Problemas locomotores e falta de cuidados gerais foram as adversidades mais observadas quando atendemos os equinos no Guajuviras. Para os acadêmicos que participam do projeto, é um grande aprendizado de saúde pública. No contato com a realidade de pessoas muito carentes as terapias e medicações devem ser ajustadas à vida daquelas pessoas carentes. Ao contrário dos atendimentos veterinários urbanos, quando o médico veterinário recebe um animal sempre bem tratado", explica Malschitsky.
A Clínica de Equinos do Hospital Veterinário da Ulbra atende gratuitamente cerca de 200 cavalos, anualmente, de pessoas que comprovem baixa renda.
Caren Moraes
Jornalista - Mtb. 11.772
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras