Comunicação Social
Painel debate os conselhos de comunicação
Evento contou com a presença de Vera Spolidoro
Controle Social dos Meios. Por que Regular? foi o tema do painel promovido pelo curso de Comunicação Social da ULBRA Canoas, em parceria com o Colóquio das Agências Experimentais de Comunicação. O evento foi realizado no plenarinho do prédio da Reitoria, dia 8 de maio, e teve como convidada especial a secretária de Comunicação e Inclusão Digital do RS, Vera Spolidoro. O encontro foi mediado pelo coordenador do curso de Jornalismo da Universidade, professor Deivison Campos.
Foi debatida a proposta de criação de um Conselho de Comunicação Estadual, conforme prevê o programa de governo da Unidade Popular pelo Rio Grande. O objetivo principal para a criação do órgão é a democratização dos meios de comunicação. “Nossa pretensão é a busca pela garantia do que está expresso na Constituição, no qual o direito à expressão de todo cidadão através das mídias é livre. Infelizmente nós verificamos atualmente que as mídias têm poder de expressão, enquanto que o cidadão não possui espaço. Desejamos que todos tenham oportunidades”, destacou a secretária estadual.
Vera ainda explicou que o conselho de comunicação será um órgão consultivo, de assessoramento, sendo uma instância pública de caráter independente e integrado por representantes da sociedade civil. Após a explanação da convidada todos os presentes puderam realizar perguntas e debater. Entre idéias e opiniões o encontro concluiu que é preciso assegurar o cumprimento das garantias constitucionais e garantir o direito de expressão a todos. O mediador do painel também fez ponderações e destacou a importância de promover o evento. “O encontro foi uma demanda do curso para obter mais informações sobre a proposta, para que possamos participar ativamente da discussão”, complementou Deivison.
O painel contou com a presença da presidente do Conselho de Relações Públicas da 4ª Região (CONRERP), Maria Amélia Maneque Cruz, da diretora do departamento de relações universitárias da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Maria Wagner, do coordenador de jornalismo da Unisinos, Edelberto Behs, da coordenadora de jornalismo da ESPM, Janine Lucht, do diretor da ULBRA TV, Douglas Flor e do diretor da Editora da Universidade, Astomiro Romais. Os representantes dos veículos de comunicação também foram convidados, mas não compareceram.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas