Relações Internacionais
Ulbra firma convênio com Centro Universitário Militar espanhol
Parceria prevê o intercâmbio científico e tecnológico entre as duas IES
Um convênio internacional que viabiliza o intercâmbio científico e tecnológico entre a Universidade Luterana do Brasil e o Centro Universitário de La Defensa de Marin, na Espanha, foi formalizado na tarde desta quinta-feira, 17 de novembro, com a assinatura de um termo de cooperação pelo reitor Marcos Fernando Ziemer. O ato oficial marca o início de uma parceria com a escola naval militar espanhola, visando ao desenvolvimento de tecnologias na área da construção civil.
O acordo bilateral é fruto de um longo diálogo iniciado em julho deste ano, durante a visita da professora da Universida de Vigo, Elena Arce, à Unidade. Por mais de um mês, a pesquisadora estrangeira participou de atividades dos cursos de Engenharia da Ulbra e aproveitou para conhecer melhor a infraestrutura do campus. Na ocasião, a docente do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais e Processos Sustentáveis (PPGEMPS), Ester Schmidt Rieder acompanhou de perto a educadora europeia. Um convívio que, conforme ela relata, foi o ponto de partida para um estudo promissor. "A partir de conversas com a doutora Elena, estruturamos um projeto para realização de testes laboratoriais com um isolante térmico para edificações, uma tecnologia que já é utilizada em outros países, mas ainda é inédita aqui no Brasil", revelou entusiasmada a professora do curso de Química e do PPGEMPS. Ester salienta, ainda, a participação da coordenadora do curso de Engenharia Cilvil, Fernanda Macedo Pereira e da professora do curso de Engenharia Química, Magda Beatriz Galant François nas tratativas.
Para Ziemer, projetos como esse são determinantes para a consolidação do nome da Universidade em territórios estrangeiros, algo cada vez mais valorizado pelo Ministério da Educação (MEC) em seus manuais de avaliação. "Com os convênios internacionais buscamos parcerias para que, a partir das experiências de nosso corpo docente, possamos fomentar iniciativas que contribuam com o bem-estar social e estimulem o amadurecimento de nossa Instituição de Ensino Superior", pontuou o reitor ao término da reunião.
Ulbra na rota da internacionalização
De acordo com a assessora de Relações Internacionais da Ulbra, professora Andréia Silveira Athaydes, cinco convênios deverão ser renovados e três novos acordos de cooperação serão firmados com IES estrangeiras até o final do ano, o que, como garante, pode ser apenas o começo de um movimento de internacionalização ainda maior. "Devido a uma série de fatores, entre eles o recredenciamento da Universidade junto ao MEC, nós queremos renovar todos os nossos convênios internacionais da Ulbra, mesmo aqueles ainda vigentes, já em 2017", comentou a gestora que, para os próximos dias, deve fechar uma parceria com a Universidad Estatal Distancia da Costa Rica (UNED). Todo este trabalho, segundo o reitor, proporciona um horizonte de possibilidades para a Universidade Luterana. "Fico muito feliz em ver que temos conseguido abrir portas e que as instituições estrangeiras têm olhado para a Ulbra como uma referência em qualidade de extensão, pesquisa e ensino", destacou Marcos Fernando Ziemer na ocasião.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras