Acessibilidade
O Silêncio dos Sons: Ulbra promove palestra sobre tecnologias assistivas
Evento sobre inclusão de surdos e deficientes auditivos ocorre na terça
Dando continuação a um ciclo de atividades sobre acessibilidade, o Observatório de Direitos Humanos da Ulbra (ODHU) promove nesta terça-feira, 1º de novembro, às 19h, no auditório 219 do prédio 1 do campus Canoas, a palestra O Silêncio dos Sons.
Fruto de uma parceria entre o Programa Permanente de Acessibilidade (PPA) da Unidade, o curso de Direito, a coordenação de extensão do campus e os Núcleos de Apoio ao Discente (NAD) e Docente (NADI) da Universidade, a iniciativa pretende estimular o debate sobre inclusão social de surdos e pessoas com deficiência auditiva junto da comunidade acadêmica, como explica a coordenadora do ODHU, Alessandra Mizuta. "Ao longo deste ano, organizamos diversos eventos tratando da acessibilidade e agora decidimos focar em um assunto específico que vem gerando muita polêmica, o uso de tecnologias assistivas e o direito do surdo à comunicação", revela a docente que, para tratar do tema, convidou para a ocasião dois estudiosos com visões divergentes sobre o processo de inclusão.
Um deles é o doutor em Ciências Sociais pela PUCRS e pesquisador do Instituto de Criminologia e Alteridade (ICA), Guilherme Michellotto Böes. O sociólogo trará para a mesa-redonda sua história de vida como deficiente auditivo e usuário de um implante coclear (dispositivo eletrônico que visa proporcionar sensação auditiva próxima àquela obtida de forma fisiológica). Contrapondo sua experiência, estará o doutorando em Letras pela UFRGS, especialista em psicolinguística, Vinícius Martins Flores, que é professor de Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Para a intérprete de Libras do PPA, Geruza Barbiere Pasternak, a atividade é uma oportunidade singular para aqueles que desejam presenciar um debate saudável e educativo. "Acho extremamente válido discutir até que ponto é ou não viável o uso de implantes e se o retorno desse tipo de tecnologia é 100% satisfatório", avalia a colaboradora, que é mãe de um menino surdo.
O Observatório de Direitos Humanos é um projeto de extensão desenvolvido por professores e acadêmicos da Ulbra com o objetivo de estimular o debate sobre temas relacionados à violência e os direitos dos cidadãos.
Através de grupos de estudos, seminários, caravanas, simulações jurídicas, entre outras ações pedagógicas, o observatório ajuda a solucionar conflitos de centenas de adolescentes e adultos que residem em regiões de risco da cidade de Canoas.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
Tags
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras