Ciência e Tecnologia
Universidade participa da 31ª Mostratec com escolas e ensino superior
Alunos e professores participam no evento internacional
Com a presença de 640 projetos de pesquisa de jovens cientistas de várias partes do mundo, dentre eles três da Rede de Escolas da Ulbra, teve início nesta terça-feira, 25 de outubro, a 31ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), no centro de eventos da Fenac, em Novo Hamburgo. O reitor Marcos Fernando Ziemer prestigiou a abertura do evento, que contou com a presença de várias autoridades, entre eles o governador José Ivo Sartori e o secretário da Educação, Luís Alcoba.
A Universidade é parceira da Mostratec há várias edições. Além da participação dos alunos e de professores, a Ulbra oferece uma bolsa integral em um curso superior de tecnologia presencial, uma incubação para um projeto inscrito na feira, três bolsas pré-incubação para três trabalhos e uma bolsa integral para um curso de pós-graduação lato sensu, na modalidade a distância. Para Ziemer, a feira é um celeiro onde estão sendo semeados, através de projetos e de ideais, futuros professores, pesquisadores e cientistas. "A feira concretiza isto: o conhecimento sendo aplicado na prática através de projetos concretos e que, muitos deles, com certeza, vão se projetar. É uma satisfação a Ulbra poder integrar este projeto com estes jovens que futuramente serão os universitários deste país e que começam a construir um currículo diferenciado ao participarem de eventos como este", afirmou.
Participação dos alunos na Mostratec
Três projetos representaram os alunos nesta edição da feira: Conexão, das alunas do 3° ano do Colégio Ulbra São João, Erika da Costa Ribeiro, Isabelle Machado Rodrigues, Thiago Kowinski; Cérebro, suas partes e seu funcionamento, dos alunos do 8º ano do Colégio Ulbra São Lucas, Carolina Cruz de Melo, Gabrielle Cardoso Colman e Rafaela Moreira Francisco, e Efeito da Quimioterapia em Modelo de Cultivo em Esferóides, dos alunos do ensino médio e da pós-graduação da Ulbra, Gabriel Ratund, Érica Ballestreri, Felipe Conter e Ivana Grivicich.
Também estiveram presentes na abertura da Mostratec, o coordenador de Pesquisa e Pós-graduação Lato sensu, Fabiano de Castro Justo, a coordenadora de Extensão do campus Canoas, Dalva Santana, a diretora da Rede de Escolas da Ulbra, Núrfis dos Santos Vargas, a gerente de projetos da Rede de Escolas da Ulbra, Carin Kuchenbecher, e a coordenadora do polo EAD da Ulbra em Novo Hamburgo, Tereza Sausedo Dela Pace.
A Mostratec encerra-se na sexta-feira, dia 28, e conta com a apresentação de 640 projetos de pesquisa - 420 da Mostratec e 220 da Mostratec Júnior - de alunos e 21 países. Além da feira, acontecem eventos integrados, como o Seminário Internacional de Educação Tecnológica, Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.
Adriana Marques
Jornalista - MTb.:8.354
Coordenadora da Assessoria de Imprensa e Relacionamento
Notícias relacionadas
-
26
JUNMERCADO DE TRABALHO Ulbra oferece 42 novos cursos de extensão com temas atuais -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
21
FEVEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Gestão Hospitalar é o novo curso de graduação EAD da Ulbra -
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras