Expoulbra 2016
Salões de Iniciação científica compartilham saberes na Expoulbra
Mostra de Ciências e Inovação integrou eventos da Pesquisa
O XXII Salão de Iniciação Científica e Tecnológica, o IV Salão de Iniciação Científica Júnior e a III Mostra de Ciências e Inovação integram o rol de eventos que compõem a Expoulbra 2016.
Espaço voltado para a socialização do conhecimento científico, o Salão de Iniciação Científica e Tecnológica oportuniza aos professores pesquisadores e aos alunos envolvidos em pesquisa na Ulbra e demais Instituições um fórum para troca de ideias e experiências no campo da ciência. Foram apresentados 120 trabalhos de pesquisa. Em um desses trabalhos, o aluno do curso de Odontologia da Ulbra, Gabriel Krueger, falou sobre o efeito dos bisfosfonatos de sódio associado ao consumo crônico de álcool no tecido ósseo do fêmur de ratos. A pesquisa está relacionada à osteoporose, doença que causa a perda acelerada de massa óssea, constituindo-se em um problema de saúde pública. "Esse é um momento muito importante para os acadêmicos, pois possibilita a eles compartilharem seus conhecimentos obtidos em pesquisas", argumentou o coordenador de Pesquisa e Pós-graduação da Unidade, Fabiano de Castro Justo. Já no Salão de Iniciação Científica Júnior, ocorreu a apresentação de 30 trabalhos. Um deles foi o do aluno do terceiro ano do ensino médio do colégio São Mateus, Ricardo Assunção, que falou sobre a análise quantitativa da mudança de matriz energética, da fóssil para a alternativa, destacando as implicações dessa modificação. "O envolvimento dos alunos do Ensino Médio com o evento permite a eles familiarizarem-se com o processo de pesquisa e a iniciação científica", ressaltou Fabiano.
Os pôsteres com os conteúdos dos trabalhos apresentados nos dois salões foram expostos para visitação no segundo andar do prédio 16, no campus.
Foi realizada também a III Mostra de Ciências e Inovação, no saguão do prédio 6. Com o propósito de aproximar a Universidade dos alunos do Ensino Fundamental dos anos iniciais, a mostra busca motivar o processo de aprendizagem pelo aluno, além de inseri-lo na alfabetização científica. Em um dos estandes, os alunos da escola Ulbra São João apresentaram o trabalho que eles desenvolveram sobre a alimentação mais adequada para os atletas que competiram na Olimpíada 2016, nas mais diversas modalidades. "É muito gratificante para nossa Instituição abrir as portas para que crianças das séries iniciais comecem desde cedo a lidar com a ciência", salientou o diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
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