Expoulbra2016
Feira acadêmica da Ulbra orienta visitantes na escolha profissional
Teste vocacional e workshop sobre o mundo do trabalho foram realizados
Sem saber o que vai fazer depois que concluir os estudos, a estudante do terceiro ano do ensino médio, Caroline de Souza Ortis, chegou ao campus Canoas em busca de respostas. Ela e seus colegas, da Escola Estadual de Ensino Médio Nova Sociedade, vieram do município de Nova Santa Rita. No começo da manhã desta quarta-feira, 19 de outubro, o grupo participou de um teste vocacional. Realizada na sala 4 do prédio 11 do campus, a atividade integra a programação da Expoulbra 2016, evento que mostra ao público o que de melhor é produzido pela Instituição nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão até a próxima sexta-feira, 21 de outubro.
Ao longo de mais de uma hora, os 20 secundaristas que participaram do teste assistiram a slides que retrataram as principais rotinas operacionais existentes no mercado de trabalho. Para cada uma das 102 imagens exibidas, eles deveriam quantificar, em uma escala de um a cinco, o quanto gostariam de exercer aquela função. Os números, registrados em um formulário de seis linhas por 20 colunas, seriam cruzados com uma legenda de siglas do caderno de respostas, mostrando, assim, as profissões mais indicadas para o perfil de cada estudante.
Conforme aposta a professora do curso de Pedagogia da Universidade, Laurasi Dondé da Silva, para que o exame cumpra o seu papel de instigar a reflexão sobre as áreas de interesse profissional do indivíduo, é preciso que o estudante esteja atento. "Se o nível de concentração do aluno testado é elevado, esse instrumento tem cerca de 90% de chances de ser para ele uma importante fonte de autoconhecimento", destaca a docente, que há quatro décadas aplica o método canadense de teste vocacional, aprovado pelo MEC e utilizado no Brasil inteiro. Segundo Laurasi, a eficácia da prova é ainda maior quando realizada em conjunto, em seminários e debates e orientações de carreira. "Tudo que possa conscientizar o aluno sobre a importância da escolha profissional para a definição de um projeto de vida é muito válido. Principalmente nesta época, em que o jovem está saindo da Educação Básica", garante a pedagoga.
Para Caroline, a ação funcionou. Com uma margem de erro muito pequena, a avaliação apontou características artísticas em sua personalidade, mais relacionadas a ofícios como a escrita, o desenho e a dramaturgia. "Sempre gostei muito de música, dança, cinema e isso apareceu no resultado do meu teste", comentou a gaúcha de apenas 21 anos que, logo após o término da atividade, foi ao saguão do prédio 16 da Unidade, onde acontece a Feira das Profissões, para conhecer melhor graduações ofertadas pela Ulbra, como o bacharelado em Design, licenciatura em Artes, Dança e o Curso Superior de Tecnologia em Fotografia.
Oficina prepara estudantes para o mercado
O exame vocacional não foi a única iniciativa voltada para a orientação de estudantes realizada no campus Canoas, nesta quarta. O curso Pedagogia também ofereceu aos visitantes da Feira das Profissões uma Oficina de Preparação para o Mercado de Trabalho. Ministrada pela conferencista Helen Lorenzoni, o workshop, desenvolvido pela manhã e à tarde na sala de conferências da Feira, integra o projeto de extensão Gestão de Carreiras da Ulbra. Na ocasião, os estudantes foram orientados sobre práticas positivas que podem seradotadas durante entrevistas de emprego. O jovem Eduardo Daniel, do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Rubem Carlos Ludwig, de Canoas, gostou do que viu e ouviu, conforme relata: "Aprendi como elaborar um currículo e a postura que devo ter ao ser entrevistado pelo empregador", disse, satisfeito. Outras atividades semelhantes a estas devem acontecer nesta quinta-feira, último dia da Feira das Profissões. Mais informações podem ser obtidas na página www.ulbra.br/expoulbra.
Acompanhe a Expoulbra 2016 também no Facebook (www.facebook.com/expoulbra/) e no Flickr (https://www.flickr.com/photos/ulbracanoas).
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602 *
* Com a colaboração do jornalista André Bresolin - MTb 18.183.
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras