Censo do MEC/Inep
MEC aponta a Ulbra como maior universidade gaúcha e 18ª no Brasil
Posição no ranking de 2015 é destacada pelo reitor Ziemer
O reitor Marcos Fernando Ziemer recebeu com satisfação e alegria a notícia do posicionamento da Ulbra no Censo da Educação Superior 2015, no quesito do número de alunos matriculados na graduação presencial e a distância, divulgado pelo Ministério da Educação. Para o gestor, "isso é uma demonstração do trabalho que toda a equipe administrativa e acadêmica vem desenvolvendo e que tem dado resultado. Estamos colhendo os frutos". Para Ziemer, dentro de um cenário onde existem mais de duas mil instituições de ensino superior no país, estar na primeira colocação no Rio Grande do Sul e na 18ª no Brasil demonstra que a Universidade vem se reestruturando e se aprimorando cada vez mais e tem a confiança da comunidade. A Ulbra registrou um total de 37.213 alunos matriculados em 2015, sendo 24.978 na graduação presencial e 12.235 na modalidade de educação a distância.
Os dados da Universidade no Censo representam as unidades de ensino presencial de Cachoeira do Sul, Canoas, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, São Jerônimo, Santa Maria e Torres, e os 81 polos de educação a distância localizados em diversos estados brasileiros. Na sinopse do Censo, a Ulbra também aparece como a instituição gaúcha que matriculou o maior número de alunos para ocupar vagas novas e remanescentes, totalizando 16.038 acadêmicos ingressantes na Universidade em 2015.
O Censo da Educação Superior 2015 é elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, a partir de dados informados pelas próprias instituições de ensino superior brasileiras. Essa divulgação do posicionamento a partir do número de alunos matriculados ocorre quando a Ulbra está fazendo o seu novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), válido para os próximos cinco anos. "É um momento importante e, nesse documento, uma das estratégias propostas é seguir ampliando o número de alunos para que a Instituição possa contribuir ainda mais com o país, oferecendo uma formação superior de alta qualidade à população brasileira", afirma Ziemer.
Marcos Ziemer lembra que, desde o início da sua gestão como reitor, em 2009, juntamente com as equipes administrativa e acadêmica, foi estabelecido como foco de trabalho o aprimoramento, a busca da qualidade e da excelência acadêmica. "Esse ranking que apresenta as universidades com maior número de matrículas na educação presencial e a distância ratifica que isso começa a dar resultado e que a Instituição passa a demonstrar, plenamente, a sua viabilidade e pode pensar em projetar o seu futuro com segurança", comemora.
Dados do Censo de Educação Superior 2015:
Número de instituições de ensino superior - 2.364
Número de instituições públicas - 295 (12,5% do total - federais, estaduais e municipais)
Número de instituições privadas - 2.069 (87,5% do total)
Número de universidades - 195 (mesmo representando 8,2% das IES, estas concentram 53,2% do total de matrículas)
Número de centros universitários - 149
Número de faculdades - 1.980
Número de IFs e Cefets - 40
Número de matrículas na graduação presencial e a distância - 8.027.297
Número de matrículas na graduação presencial - 6.075.152 (75,7%)
Número de matrículas na educação a distância - 1.952.145 (24,3%)
Número de cursos de graduação - 33.501 (bacharelados, licenciaturas e tecnólogos)
Rosa Maria Ignácio
Jornalista - MTb - 8.575
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras