Fórum
Ulbra Canoas realiza XV Fórum de Teologia
Bíblia Sagrada: Convergências e Polêmicas em debate no evento
Bíblia Sagrada: Convergências e Polêmicas -- das Origens à Atualidade foi o tema do XV Fórum Ulbra de Teologia, que iniciou na manhã desta quarta-feira, 5 de outubro, no campus Canoas. O evento reúne alunos e professores do curso de Teologia da Instituição, além de pastores, teólogos, líderes religiosos e assistentes espirituais, até o final da tarde desta quinta-feira, 6.10.
Na cerimônia de abertura, o capelão geral Ulbra, Maximiliano Wolfgramm Silva, estabeleceu uma correlação entre o evento e a Universidade, destacando que além do papel educacional, a Instituição também está comprometida com o anúncio e prática do amor de Deus. "Que possamos cada vez mais ter o privilégio de educarmos, transformando vidas e fazendo com que o plano de Deus se concretize na vivência das pessoas", afirmou. Já o presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), reverendo Egon Kopereck, parabenizou o curso de Teologia pela temática escolhida. "Já que nos aproximamos da data que celebra os 500 anos da Reforma Luterana, não podemos esquecer que foi a Bíblia Sagrada que concedeu a Martinho Lutero a força e o apoio para todo seu trabalho", salientou Kopereck. Em seguida, o reitor da Ulbra RS, Marcos Fernando Ziemer, ressaltou que o fórum apresenta muita sintonia com uma das diretrizes estratégicas da Instituição, que é a de reforçar a identidade luterana da Instituição. "A Ulbra confessa a fé no Deus Triúno e no Salvador Jesus Cristo, e este evento contribui para fortalecer nosso caráter confessional". Também estiveram presentes à cerimônia de abertura o vice-reitor, Ricardo Rieth, o diretor do campus, Erivaldo Diniz de Brito, o coordenador do curso de Teologia, Thomas Heimann, o diretor do Seminário Concórdia, Leonério Faller, o representante da Sociedade Bíblica do Brasil e professor de Teologia, Vilson Scholz.
Na sequência, iniciaram as atividades com a preleção do docente de Teologia da Instituição, Clovis Jair Prunzel. O palestrante apresentou um comparativo entre a leitura da Bíblia feita tanto pelo apóstolo Paulo, como pelo reformador protestante, Martinho Lutero, destacando aspectos históricos do contexto de ambos. Já o pastor da igreja Encontros de Fé e egresso do curso de Teologia da Ulbra, Christian Lo Iácono, fez uma reflexão sobre as dificuldades de leitura e compreensão da Bíblia e os impactos decorrentes dessa questão na vida e na fé das pessoas.
No período da tarde foram promovidos debates com professores, teólogos e especialistas na área. Na primeira mesa redonda, o professor Clóvis Vitor Gedrat, o Capelão Geral da Ulbra, Maximiliano Wolfgramm Silva e o docente Volmir Rocha, estiveram entre os convidados que abordaram a temática A Bíblia Sagrada: dos Fundamentos aos Fundamentalismos -- Tensões na Contemporaneidade. Usos (e abusos) da Bíblia no Cuidado Pastoral foi o assunto debatido na segunda mesa-redonda, que teve entre seus participantes o capelão do Hospital Universitário, Mário Sonntag e os professores Paulo Weirich e Anselmo Graff.
Segundo o coordenador do curso de Teologia, Thomas Heimann, o evento está cumprindo com a sua proposta, de levar os participantes à reflexão sobre a importância e centralidade da Bíblia na vida do cristão. "A Bíblia é a palavra de Deus, uma palavra performática, como foi dito pelos preletores, que transforma o ser humano a partir de seu grande e principal fundamento, do amor de Deus revelado em Jesus Cristo. Desse amor é que precisamos dar testemunho onde quer que estejamos".
O XV Fórum Ulbra de Teologia está sendo transmitido em tempo real pela rádio oficial da IELB, Cristo Para Todos. Para acompanhar o evento ao vivo, basta acessar o endereço eletrônico www.radiocristoparatodos.com.br.
Confira a programação desta quinta-feira, 6 de outubro.
8h45min - Devoção 7 minutos - Capela da Ulbra
9h - Conferência 2: Pesquisa Bíblica no Brasil: um apanhado histórico - Dr. Marcelo Carneiro - Presidente ABIB -
10h - Debate Plenário
10h20min - Intervalo
10h35min - Conferência 3: - Os conflitos teológicos subjacentes à tradução da Bíblia por João Ferreira de Almeida. - Dr. Luis Henrique
11h40min - Debate Plenário
12h - Almoço/intervalo
13h30min - Conferência 4: Bíblia: Hermenêuticas atuais - Dr. Vilson Scholz
14h20min - Debate Plenário
14h40min - Mesa redonda: Bíblia: um livro polêmico? Dr. Vilson, Dr. Marcelo Carneiro. Dr. Luis Henrique; Me. Christian Lo Iaconno. Dr. Clóvis J. Prunzel
15h30min -- Debate Plenário
15h50min - Cerimônia de Encerramento
16h - Confraternização
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Tags
Notícias relacionadas
-
02
NOVCiência, Ética e Verdade Jornada de Filosofia do Direito e Pastoral se unem em dia de atividades -
30
OUTAção da Pastoral Comemoração dos 502 anos da Reforma Luterana debate a verdade -
09
AGOCongresso Internacional Reitor participa de reunião na Alemanha sobre evento internacional -
18
OUTFestival de Curtas Dia especial para os vencedores do Festival de Curtas da Reforma Luterana
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras