Residência Multiprofissional
I Jornada Multiprofissional em Saúde apresentou dois dias de atividades
Residência da Ulbra é reconhecida como referência em saúde no estado
A I Jornada Multiprofissional em Saúde da Ulbra iniciou na manhã desta quinta-feira, 29 de setembro. O evento científico comemora os cinco anos dos programas de residência multiprofissional da Universidade, que possui dois focos de atuação: saúde comunitária e saúde do adulto e idoso. A importância do programa de residência multiprofissional em saúde para a formação de profissionais para o SUS e o trabalho realizado pelos residentes nas diversas áreas de atuação foram assuntos abordados ao longo do dia.
No primeiro painel do dia, após a abertura do evento, a cirurgiã-dentista e coordenadora da residência multiprofissional da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, Eloá Rossoni, ministrou a palestra, que foi um histórico da Instituição dos programas de residência integrada em saúde no país. A escola foi pioneira no segmento. A ex-docente da Ulbra, enfermeira e professora Luzia Milão, que foi uma das idealizadoras do programa da Universidade e coordenadora da Especialização, procedeu Rossoni em sua fala. "Trabalhei na Ulbra durante 28 anos e tenho muito orgulho de fazer parte da construção da residência multiprofissional em saúde da Instituição, que foi uma construção coletiva e uma grande conquista", salientou a docente, lembrando como foi feita a organização do programa. Atualmente, no Brasil, existem 1.600 programas de residência e os ministérios da Saúde e da Educação financiam 10 mil bolsas para acadêmicos.
A primeira turma de Residentes Multiprofissionais da Ulbra graduou-se em maio de 2013. A especialização reúne graduados dos cursos de Enfermagem, Fonoaudiologia, Farmácia, Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia e Biomedicina. O coordenador de Pesquisa e Pós-graduação lato sensu da Ulbra, Fabiano de Castro Justo, enalteceu o trabalho dos profissionais que tornaram o programa de Residência Multiprofissional uma realidade. "Assumi a pós-graduação Lato Sensu em 2013 e tenho consciência da responsabilidade de prosseguir o glorioso trabalho deixado pelos antecessores. O programa da Instituição é referência na área da saúde no Rio Grande do Sul", disse o coordenador, antes do intervalo entre os painéis.
No período da tarde, Acolhimento na Atenção Primária Real x Prescrita; Implementação Descentralizada dos Testes Rápidos; Proposta de Atenção Integral aos Usuários; Comunidade Quilombola Urbana Repensando o Fazer em Saúde e Apoio Matricial na Atenção Básica foram as palestras apresentadas.
A I Jornada encerrou nesta sexta-feira, 30 de setembro. Ao longo do dia, A Atuação da Equipe Multiprofissional no Planejamento da Alta Hospitalar; A Humanização Hospitalar sob a Perspectiva dos Residentes Multiprofissionais; O Farmacêutico Inserido no Hospital Oncológico; Abordagem Multiprofissional em Pacientes Idosos Vítimas de Trauma; O Residente na Busca da Integralidade do Cuidado nos Diferentes Níveis de Complexidade; Cuidados Paliativos em Ambiente Hospitalar e Domiciliar e Práticas Integrativas Complementares em Saúde foram as diversas palestras realizadas.
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
Tags
Notícias relacionadas
-
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
05
SETPós-graduação PPGECIM participa de Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva -
11
JULPPGOdonto Cirurgiã-dentista gaúcha assume vaga na Universidade de Iowa -
10
JULPPGProSaúde Aula inaugural trará desafios para a promoção da saúde
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes