Homenagem
Escola Especial Concórdia homenageia colaboradores mais antigos
Atividade foi alusiva ao dia nacional do surdo
A Escola Especial Ulbra Concórdia, de Porto Alegre, promoveu atividades comemorativas em alusão ao dia nacional do surdo, celebrado em 26 de setembro. Na mesma data, a instituição educacional prestou homenagens aos professores e colaboradores mais antigos e comemorou 50 anos de atividade.
Antes das homenagens, alunos da escola promoveram atividades recreativas no estilo show de talentos, no auditório do colégio. Peças teatrais, mímicas e poesias surdas compuseram o repertório das apresentações. Durante os agraciamentos, os homenageados relataram suas trajetórias, destacando os motivos e propósitos que os fizeram ingressar na escola. As professoras Donatela Camozatto, Gladys Regina Fleck Titton, Tânia Maria Fleck Brittes e a colaboradora Luzia da Rocha Martins receberam simbolicamente a medalha de ouro por trabalharem há mais de 20 anos na Instituição. O maior destaque foi para Luzia, que atua há 30 anos na Instituição. "É uma imensa alegria trabalhar aqui, além do lado profissional, pois esse local possibilitou ao meu filho, que é surdo, poder estudar e concluir sua formação escolar", afirmou Luzia, com sorrido e satisfação.
Na sequência, a diretora da Escola Especial Concórdia, Hiltrud Elert, e os professores Wanderley Arnaldo Pinzetta e Paula Giuliano de Azevedo receberam a medalha de prata por atuarem há mais de 15 anos. Por fim, a professora Tatiane Folchini dos Reis foi congratulada com a medalha de bronze por desenvolver suas atividades há mais de dez anos na Instituição. "Essa homenagem constitui-se numa valorização aos profissionais que há tanto tempo vêm dedicando esforços e conhecimentos em prol de nossa escola, além de ser um incentivo para os demais colegas", argumentou a diretora Hiltrud.
50 anos de inclusão social
A Escola Especial Ulbra Concórdia é referência na educação e inclusão social de crianças e jovens surdos. Há uma década, contribuiu em muitas trajetórias de sucesso de alunos que passaram por lá.
A professora Cláudia Magnus Fialho é colaboradora da Instituição há 31 anos. Ingressou como aluna, aos quatro anos de idade e foi uma das alunas da primeira turma de surdos que concluíram o ensino médio em uma escola especial na América Latina. Depois de formada no magistério, graduou-se em Pedagogia e Letras (Libras) e pós-graduou-se em Educação Especial e Inclusiva pela UNIRITTER. Cláudia é casada com um ex-aluno da Escola Especial Ulbra Concórdia e mãe de três filhos. A escola sempre esteve muito presente em sua vida.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Rodrigo Guerin
Jornalista - MTb 16.499
Notícias relacionadas
-
25
NOVReconhecimento à Pesquisa Alunas da Medicina da Ulbra homenageadas por trabalho sobre câncer de mama -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024
Últimas notícias
-
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience