Teologia
Teologia debate aptidão, profissão e vocação
Aula magna abordou a atividade de um teólogo
O que é necessário para exercer uma atividade profissional? Aptidão, vocação, ou simplesmente o exercício da profissão? O dilema gera uma discussão bastante ampla, sendo analisada sob diversas vertentes. No meio teológico o debate é ainda mais amplo. Ciente da realidade, o curso de Teologia da ULBRA resolveu debater o assunto em um encontro especial.
Teologia e Ministério Pastoral: aptidão, profissão ou vocação? Esse foi o tema da aula magna promovida pelo curso, em uma manhã fria de outono, 23.04, no auditório 119, do prédio 6, no campus Canoas. Para debater o assunto foi convidado Christian Lo Iacono, que é teólogo graduado na Universidade e pastor da denominação religiosa Encontros de Fé. Também esteve presente ao evento, o pró-reitor de Graduação da ULBRA, Ricardo Willy Rieth.
Com uma explanação didática, consistente e abastecida de exemplos práticos, Christian conceituou vocação e profissão para um teólogo. Ele também apresentou um enfoque eclesiástico do ponto de vista do ministério pastoral, além de mostrar que a atividade de um teólogo é vocação, tal qual ocorre em outras profissões. Apesar de já atuar como pastor há vários anos, Christian atribuiu grande importância à formação teológica acadêmica. “A Universidade me ajudou a compreender melhor diversos aspectos de minha atividade de pastor”, enfatizou Christian.
Por apresentar um tema importante e sugestivo, alunos e professores debateram por longo tempo com o palestrante, o que proporcionou a todos diálogos significativos. Para o coordenador do curso de Teologia Thomas Heimann, o encontro foi bastante produtivo. “Entre tantas reflexões importantes, fica o fato de que o exercício do ministério pastoral não deveria prescindir de uma sólida formação acadêmica na teologia, o que aproxima o teólogo de ser um especialista ou profissional da área. Isso, porém, não substitui nem tira a importância da vocação para o ministério. Acima de tudo, o teólogo não pode perder de vista o fato de que o ministério pastoral é um chamado de Deus para o serviço em amor ao próximo, em fidelidade ao evangelho de Cristo”, complementou Thomas.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas