Biomedicina
Volta às aulas, mas como professor
Graduados na ULBRA, Paulo e Tiago agora ensinam
Dois ex-alunos do curso de Biomedicina da ULBRA Canoas voltaram ao curso, mas dessa vez estão à frente das salas de aulas. Paulo Fernando Perizzzolo e Tiago Dalpiaz, formados recentemente na Universidade, agora experimentam a rotina de responsáveis pelo ensino, desde o início deste semestre. Após completar a graduação e o mestrado, eles foram convidados a retornar à Instituição, dessa vez como professores.
Paulo foi aluno da primeira turma da Biomedicina, e desde cedo se engajou com o curso. “Isso fez com que a gente se sentisse responsável pela caracterização da nossa formação”, relata um dos responsáveis pela formulação do Centro Acadêmico. Foi com o envolvimento na pesquisa, através da Iniciação Científica, que Paulo percebeu a atividade que mais lhe interessava. O mestrado foi a consequência. O hoje professor defendeu sua tese sobre o tratamento da tuberculose, em um mestrado que se dividiu entre a ULBRA e uma universidade do Canadá. Hoje, ele concilia as atividades da docência com o Doutorado, e planeja seguir com os empreendimentos científicos no futuro. “A universidade te permite o desenvolvimento próprio e de terceiros e é o melhor lugar para desenvolver pesquisas”, afirma.
Já Tiago, graduado em 2009, entrou no mestrado na UFRGS em função do estágio que realizava no Hospital de Clínicas, de Porto Alegre. Paralelo aos estudos, fazia os plantões no laboratório de Análises do próprio hospital. Foi essa experiência, acredita Tiago, que motivou o convite da ULBRA. “A coordenação queria um professor que tivesse experiência prática, e também a qualificação acadêmica”, revela. Mesmo lecionando, ele não deixou a prática da profissão de lado e concilia as aulas com o trabalho no laboratório de Hematologia Bioquímica e Urianálise, do Hospital Divina Providência, em Porto Alegre.
Ambos planejavam uma carreira na docência, e tiveram experiências durante o próprio mestrado, mas não imaginavam que isso aconteceria tão cedo. Paulo faz coordenação dos trabalhos de conclusão de curso e supervisão de estágio, além de assumir as disciplinas de Biologia Molecular e Biotecnologia, no campus Cachoeira do Sul, e a cadeira de Metodologia de Pesquisa, no curso de especialização em Análises Químicas. Já Tiago é preceptor dos residentes no Hospital Universitário. Ajudar os alunos que estão passando agora pela realidade que eles conheceram há não muito tempo é a missão dos professores. “É interessante tirar um aluno da posição de conforto e estimulá-lo a crescer”, avalia Paulo. É na própria experiência que eles buscam as dicas e orientações que passarão para os futuros biomédicos. “É diferente quando eles vêem que tu tá em uma fase parecida com a dele, fica mais informal”, acredita Tiago. “Eles sabem que já passamos pelas mesmas coisas”.
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024