Roberto Oswald e Cristiano Pimentel
Interação: o elo nos projetos de dois acadêmicos
Alunos de duas engenharias atuaram integrados
Projetos distintos e com propósitos específicos podem convergir de maneira complementar para atingirem um objetivo em comum, fazendo com que pesquisa e extensão atuem juntas com o ensino. No caso específico de um projeto de desenvolvimento de uma placa de aquisição de dados para sistemas de bombeamento, o objetivo foi avaliar a sua eficiência energética. A iniciativa tornou-se foco de atividade acadêmica da área de engenharia na ULBRA Canoas.
Roberto Oswald e Cristiano Pimentel, respectivamente alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica da Universidade, participaram de atividades extensionistas orientados pelo professor Eduardo Pedro Eidt e também de um projeto de pesquisa cuja orientação ficou a cargo do docente André Biachi. Os acadêmicos atuaram em projetos que foram objetos de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), em 2011.
Os alunos executaram suas ideias de forma integrada. De acordo com Roberto, o projeto nasceu da necessidade de haver um sistema que mostrasse ao usuário da bancada o valor das grandezas envolvidas e um processo de bombeamento. “Essa bancada possui a função de medir grandezas elétricas, mecânicas e hidráulicas, além de ter um propósito didático que é o de buscar o entendimento dos alunos em relação a sistemas de bombeamento,” explicou Eduardo Eidt, professor de Engenharia Mecânica.
Roberto desenvolveu o sistema de aquisição de dados com base no que havia sido proposto por Cristiano, que o validou fazendo testes e avaliando a eficiência. “Um desenvolveu hardware e software, enquanto que o outro validou esse procedimento como uma ferramenta útil para avaliação de eficiência energética em bombas”, enfatizou Roberto.
“O sistema de aquisição proposto funciona. Os dados adquiridos se mostraram coerentes em relação às curvas e dados fornecidos por fabricantes”, concluiu Cristiano. Ele ainda enfatizou que durante seu TCC contou com apoio do orientador e demais professores envolvidos nas atividades. “Tive auxílio para encontrar soluções aos entraves que surgiram no andamento do projeto”, afirmou. “A interação entre os alunos das duas engenharias permitiu o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos durante seus cursos”, destacaram os professores Eduardo e André.
O envolvimento e a dedicação dos discentes contribuíram para que seus trabalhos fossem divulgados no Salão de Iniciação Científica da Instituição. “A experiência me disponibilizou várias opções, tanto profissionalmente, quanto em nível de conhecimento, além de me possibilitar o ingresso no mestrado de Engenharia Elétrica na UFRGS”, destacou Roberto.
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes