Inclusão
Semana da Pessoa com Deficiência terá atividades abertas ao público
Bate-papos, shows e esporte inclusivo integram programação em Canoas
Com o intuito de levar os debates sobre acessibilidade e inclusão social para além dos ambientes da Universidade, a partir desta quarta-feira, 24 de agosto, o campus Canoas da Universidade Luterana do Brasil realizará uma série de atividades para promover a 3ª Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência, evento que, até o dia 31 de agosto, leva conhecimentos sobre cidadania e direitos humanos para os municípios em que a Instituição está inserida. Os eventos são gratuitos e abertos ao público.
Palestra abordará como conviver e aprender com as diferenças
Graduado em Fisioterapia pela Feevale e pós-graduado em Inclusão Social e Acessibilidade pela mesma Instituição, Jivago Di Napole será responsável pela cerimônia de abertura do evento, no dia 25 de agosto, às 19h30min, no auditório 14B do prédio 14 do campus Canoas. Com a palestra Habilitação e Reabilitação: Convivendo e Aprendendo Com os Processos, Napole, que é um dos gestores da Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef), fará uma breve explanação sobre a importância da comunicação e do diálogo para o acolhimento de pessoas com deficiência (PCD). A iniciativa contará com simulações e interação direta com a plateia.
Turismo acessível será destaque no terceiro dia do evento
Na terça-feira, 26 de agosto, um grupo de ativistas que defende a causa da acessibilidade fará uma caminhada inclusiva no campus Canoas. A atividade terá início às 18h, no pórtico de entrada da Universidade, e prossegue até as 19h, quando o grupo se reunirá para um bate-papo sobre cidadania e esporte nas dependências do prédio 55 (Complexo Esportivo da Ulbra). A ação é uma promoção do Analista Técnico de Lazer da Gerência de Cultura, Esporte e Lazer do SESI, Rotechild Prestes, que também preside a ONG Caminhadores RS, entidade que promove passeios eco-turísticos para pessoas com deficiência (PCD).
Partida de Futsal promove Inclusão reversa através do esporte
A convite do Centro de Atividade Motora Adaptada do campus (Ceama), alunos regulares da Escola Municipal André Couto, de Nova Santa Rita (RS), participam, no dia 30 de agosto, de um amistoso de futebol de salão com atletas da Ulbra portadores de deficiências intelectuais, como paralisia cerebral e síndrome de Down. A partida terá início às 14h30min, na quadra 1 do Completo Esportivo da Unidade.
Aula aberta de dança com o grupo Down Up
Também no dia 30, um grupo de sete acadêmicos do curso de Dança realizará uma aula aberta ao público. Eles integram o grupo Down Up, coletivo composto por estudantes de dança com Síndrome de Down. Ao término da atividade, será realizada uma apresentação para o público presente na sala 9 do prédio 55, local onde ocorrerá a oficina.
Até o dia 31 deste mês, sete campi, oito polos EAD e 12 unidades de educação básica da Rede de Escolas da Ulbra devem participar da 3ª semana Ulbra da Pessoa com Deficiência. Confira todos os eventos em www.Ulbra.br/semana-pessoa-com-deficiencia.
Marcus Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras