Inclusão Social
Colaboradores recebem dicas sobre acolhimento de pessoas com deficiência
Capacitação foi promovida pelo área de Recursos Humanos da Aelbra
Mais de 120 colaboradores da Ulbra Canoas participaram, na tarde da quinta-feira, 18 de agosto, da capacitação Acolhimento de Pessoas com Deficiência (PCD), promovida pela área de Recursos Humanos da Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra), no auditório 130, do prédio 6 do campus.
A atividade proporcionou orientações para funcionários técnico-administrativos dos departamentos de Segurança, Limpeza e Higienização e Serviços Gerais, dentre outros setores, que, a partir de experiências de colegas da empresa, conseguiram entender como pequenas ações podem fazer toda diferença para a inclusão das PCD dentro e fora de ambientes de trabalho ou acadêmicos. Atitudes como tocar o ombro de um deficiente visual ao se dirigir a ele, oferecer ajuda para atravessar a faixa de asfalto que dá acesso à Unidade, ou até mesmo remover objetos do meio de corredores e passarelas garantem a segurança e o bem-estar de quem não enxerga, como garante José Luiz do Santos Galvão, colaborador cego e que há 11 anos trabalha no campus, fazendo parte atualmente do Programa Permanente de Acessibilidade (PPA) . "Essas pequenas coisas do dia a dia são muito importantes para quem tem uma deficiência e todos podem ajudar um pouco", relatou Galvão, na ocasião.
Utilizando alguns gestos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a intérprete Geruza Barbiére causou um estranhamento na plateia, mas que logo se desfez, quando os presentes reagiram à mensagem que significava boa tarde. Colaboradora do PPA há sete anos, Geruza fez questão de explicar o seu objetivo com a apresentação inusitada. "Antes de se falar em acessibilidade, é preciso se colocar no lugar do outro. Eu tive que ter um filho surdo para entender a surdez, e a minha intenção e recomendação é que vocês não esperem uma situação de necessidade para aprender a interagir com quem não ouve", comentou a funcionária ao sugerir o uso da escrita e de movimentos com as mãos como ferramenta de comunicação com esse público. Geruza também lembrou que, em caso de urgência, ela e suas colegas intérpretes estão sempre à disposição para ajudar. Ao término da formação, o coordenador de Acessibilidade, professor Laino Schneider fez uma breve reflexão sobre os relatos ouvidos e concluiu: só a informação leva a mudanças de atitudes. "Espero que cada um aqui possa compartilhar o que aprendeu com parentes e amigos", destacou o docente.
Desenvolvido através de uma parceria institucional, a iniciativa contou com o apoio da direção do campus Canoas, da Diretoria de Extensão da Ulbra, do Núcleo de Apoio ao Docente (Nad) e Discente (Nadi) e do próprio PPA. De acordo com os organizadores, eventos similares devem acontecer em outras Unidades da Universidade nos próximos meses.
Ulbra recepciona novos colaboradores
Na segunda-feira, 15 de agosto, a Gerência de Recursos Humanos realizou a integração de 22 novos colaboradores, que passam a compor o corpo técnico da Instituição. Entre eles, três surdos foram recepcionados no campus Canoas. Eles passarão a atuar em atividades administrativas, como segurança patrimonial, extensão e serviços gerais.
Desenvolvido há 16 anos, o PPA da Ulbra atua no sentido de incentivar uma mudança de cultura com foco na inclusão social. O Programa é responsável pelo apoio pedagógico aos alunos, professores e colaboradores com deficiências. Também promove a comunicação intermediada por tradutores-intérpretes, além de auxiliar nos aspectos operacionais das atividades educacionais. O público-alvo do PPA são pessoas cegas, com baixa visão, surdos, deficientes auditivos, pessoas com deficiência física, pessoas com mobilidade reduzida temporária, idosos e pessoas com síndromes. O objetivo geral é promover a acessibilidade universal, desenvolver pesquisas e projetos comunitários que possam subsidiar organizações públicas e privadas envolvidas com as pessoas com deficiência.
O gerente de Recursos Humanos, Gerson Dias Nunes , o diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito deram as boas-vindas aos novos colegas. Eles apresentaram a Universidade através do vídeo institucional e falaram sobre as diretrizes da Instituição e a confessionalidade luterana. O pastor Lucas Albrecht realizou um momento de reflexão e entoou uma canção.
Marcus Perez
Jornalista MTb 17.602
Colaborou
Rodrigo Guerin
Tags
Notícias relacionadas
-
26
MAI1º de junho Ulbra terá diversão com Stand Up do Léo, o Gauchão de Apartamento -
08
MAI11 de maio Feira na Ulbra reúne empreendedoras negras -
03
ABRParceria de longa data Ulbra e Prefeitura iniciam organização da Semana do Bebê de Canela 2024 -
10
MARDia 30 de março Atuação do Biólogo será tema do primeiro Conversa no Museu
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras