Volta às aulas
Recepção aos calouros abordou o intercâmbio
Evento simulou a apresentação de um programa de TV
A importância do intercâmbio para a vida pessoal, acadêmica e profissional. Este foi o tema do Conexão Internacional, evento de recepção aos calouros 2016/2 da Ulbra Canoas. A atividade reuniu dezenas de estudantes no auditório do Prédio 1, na noite da quarta-feira, 17 de agosto. Simulando um programa de televisão, o apresentador da Rádio Mix FM POA e da Ulbra TV, Luiz Gustavo Bivis, recebeu no palco profissionais e estudantes que contaram suas experiências internacionais.
Antes do início das conversas, foi apresentado um vídeo de boas-vindas gravado pelo reitor Marcos Fernando Ziemer, que não pode comparecer ao evento. Destacou a alegria de receber os novos estudantes e o compromisso da Universidade na formação de cada um. O diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, também deu boas-vindas aos novos estudantes destacando que o intercâmbio hoje é uma necessidade do mercado e uma grande oportunidade de crescimento. Desejou a todos uma feliz e abençoada caminhada acadêmica, reforçando que a Ulbra está preparada para formar grandes profissionais de diferentes áreas do conhecimento.
Também através de uma gravação em vídeo, o pastor Paulo Brum deixou uma mensagem aos estudantes e contou algumas curiosidades de sua passagem como intercambista por Moçambique.
Os convidados Beto Conte, empresário da Student Travel Bureau (STB), Andreia Athaydes, assessora de Relações Internacionais da Ulbra, e Fabiano Silveira, coordenador do Instituto de Línguas Ulbra (Ilulbra), além de contarem suas experiências de viagens e intercâmbios internacionais, abordaram as questões práticas para fazer este tipo de viagem. Beto, que já visitou mais de 130 países, observou a importância de ter coragem para dar o primeiro passo e sair da zona de conforto para buscar uma experiência internacional. "Tem que ter coragem e buscar o que se quer. Você sempre volta diferente de uma viagem. É inevitável a transformação e geralmente é para melhor."
Andreia falou das possibilidades de intercâmbio oferecidas pelas Ulbra, que permitem tanto a mobilidade internacional quanto a nacional. Também destacou a necessidade de ter uma boa conversa com o coordenador do curso e com a equipe de Relações Internacionais antes de decidir destinos e roteiros. "Tem uma série de questões que devem ser levadas em conta como, por exemplo, o aproveitamento de disciplinas, no caso de intercâmbio de estudo."
A importância de ter uma base de língua estrangeira antes de encarar o desafio de um intercâmbio foi o tema da fala do coordenador do Ilulbra. Fabiano apresentou os cursos disponíveis no Instituto, bem como outros trabalhos que são realizados no setor, como as provas de proficiência, exigidas na maioria dos intercâmbios.
Um dos momentos mais aguardados da noite foi o sorteio de uma bolsa de estudos integral para o primeiro semestre do curso de Inglês no Ilulbra. Para o sorteio, Bivis ligou para um número de telefone sorteado pelo empresário Beto. Na plateia, o telefone que tocou foi o do calouro Roger de Souza Silva, do curso de Química Industrial. Sem acreditar e muito feliz, Roger contou que após 13 anos sem estudar, fez o vestibular e seu próximo passo seria iniciar o curso de Inglês. "Precisei de muita motivação para voltar aos estudos e agora as coisas estão acontecendo de forma incrível na minha vida. Só pode ser Deus. A bolsa veio em muito boa hora e será aproveitada ao máximo."
Também foram distribuídas 30 carteiras internacionais de estudantes, oferecidas pela STB.
Experiência pelo mundo
No Brasil, há pouco mais de 15 dias, a estudante de Artes Visuais, Andrea Escalante López, da Universidade de Vigo, na Espanha, falou das suas primeiras impressões sobre o Rio Grande do Sul e sobre a Ulbra. Apesar do pouco tempo, ela consegue entender e falar com clareza a língua portuguesa, sem deixar de lado o forte sotaque espanhol. Porém, revela a dificuldade na hora de pegar ônibus, em função das muitas linhas disponíveis. "Nunca sei para onde vão. Então prefiro pegar o trem", disse a estudante que não escondeu a paixão pela comida gaúcha.
A brasileira Sofia Rieth, estudante do oitavo semestre de Psicologia da Ulbra, falou das suas experiências nos Estados Unidos, durante um intercâmbio na Concórdia University Wisconsin. "Foram muitos aprendizados e, além da parte acadêmica, uma das coisas que tive a oportunidade de fazer foi participar do time de vôlei da Universidade, coisa que, aqui no Brasil, por várias razões, é difícil de conciliarmos." A jovem também orientou os colegas a conversarem com seus professores para saber se as disciplinas que farão fora do país valerão para o currículo da universidade que cursam, o que agrega muito na formação acadêmica.
Os campos e a diversidade na área agropecuária fizeram com que o espanhol Rubén Zayas de Becker escolhesse o Rio Grande do Sul para fazer seu intercâmbio. O estudante de Geografia da Universidade de Málaga, na Espanha, fez um vídeo contando as suas experiências e aventuras aqui no Brasil durante sua passagem para estudos.
Laira Souza
Jornalista - Mtb. 11.610
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras