PPGECIM
É preciso repensar o ensino da matemática
Evento discute inclusão e uso das tecnologias no ensino
Como trabalhar a inclusão de estudantes cegos e surdos nas escolas? Esta foi uma das questões discutidas durante a tarde do dia 12.04 pelos pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA Canoas. A conferência contou com a participação da pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da universidade paulista Uniban, Siobhan Healy (Lulu Healy).
A palestrante falou sobre Inclusão e Tecnologias da Informação e Comunicação. Há dez anos no Brasil, Lulu tem participado de projetos de pesquisa, aqui e na Inglaterra, que estudam o uso das ferramentas tecnológicas para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino da matemática.
Para Lulu, ainda falta formação aos professores para receber estes alunos em sala de aula. Ela destaca que é preciso investir em mais pesquisas sobre as particularidades de cada deficiência, descobrindo novas maneiras de abordagem agregando o uso das tecnologias da informação e comunicação. “É preciso repensar o ensino da matemática” argumenta.
Lulu destaca também que a inclusão gera ganhos para os dois lados, pois há o reconhecimento de que o deficiente é capaz de aprender e argumentar sobre o que lhe é ensinado, e o ouvinte passa a ter contato com uma nova linguagem.
A palestrante é graduada em Psicologia Social e Estudos Cognitivos pela University of Sussex, licenciada em Matemática pelo Instituto de Educação, University of London e doutora em Educação Matemática pelo Instituto de Educação, University of London.
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
19
DEZEDUCAÇÃO Ulbra em rede sobre políticas afirmativas na pós-graduação -
17
JULDissertação Mestranda do PPGProSaúde estuda os efeitos da andropausa em homens
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras