Inovação
Diretor da Ulbratech conclui planejamento para sua gestão na Reginp
Prioridades da gestão do órgão foram definidas na última quinta-feira
Em reunião extraordinária, realizada na última quinta-feira, 28 de julho, em Caxias do Sul, a direção da Rede Gaúcha de Incubadoras e Parques Tecnológicos (Reginp) concluiu a última etapa de um longo planejamento estratégico que definiu as prioridades da nova gestão da entidade, empossada no início do ano, e presidida pelo diretor da Ulbratech, Márcio Machado.
Desenvolvido em quatro grandes fases, o processo é fruto de uma reflexão acerca dos objetivos estratégicos da rede e seu papel na sociedade. Na primeira etapa, o grupo dedicou-se a elaboração de um detalhado diagnóstico da conjuntura econômica nacional, analisando os cenários externos e internos aos ambientes de inovação para, em seguida, reavaliar a missão e os valores do órgão. Após a validação desse trabalho por parte dos associados, deu-se início a um processo de debate que resultou em uma série de propostas para o cumprimento de metas estratégicas para o desenvolvimento da Reginp nos próximos dois anos. "O nosso planejamento estratégico está definido, e entre as principais metas, destacamos o fortalecimento da representatividade da rede e suas conexões, e a capacitação dos gestores dos territórios de inovação, ampliando a atuação da rede que até então atendia apenas incubadoras e parques tecnológicos", revelou Machado após o término da imersão com os demais colegas da entidade.
Além do dirigente, estavam presentes na ocasião o vice-presidente da Rede, prof. Carlos Eduardo Aranha, gestor da Incubadora Tecnológica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); o diretor-secretário da Reginp e responsável pelo Parque Científico e Tecnológico da Oceantec/Furg, prof.Artur Roberto Oliveira Gibbon, e o prof. Alexandre Ströher, gestor da incubadora Ulbratech e tesoureiro da Rede. Também participaram do encontro o diretor da incubadora empresarial da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e conselheiro da atual gestão, Carlos Renato Barbosa da Silva e a coordenadora de incubação do Centro de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), profª Leoci Tassinari Sciortino.
Conforme a avaliação de Machado e dos demais presentes, o processo foi cansativo, porém muito produtivo. "A discussão e a metodologia de imersão total na atividade possibilitaram um grande foco nas discussões sobre os rumos do ecossistema de inovação gaúcho, o que é muito positivo", ponderou o dirigente reconhecendo a importância deste momento na consolidação de parcerias entre a Rede de Inovação da Ulbra e outras incubadoras e parques científicos e tecnológicos do estado.
Marcus de Freitas Perez Jornalista MTb 17.602Tags
Notícias relacionadas
-
29
OUTREDE DE INOVAÇÃO Ideathon na Ulbra Canoas promove maratona de soluções inovadoras -
12
SETCONEXÃO BRASIL-PORTUGAL Ulbratech anuncia parceria com a Unicorn Factory Lisboa -
10
JULEM EXPANSÃO Parque Tecnológico Ulbratech amplia espaço para receber novas startups -
18
ABRINOVAÇÃO Ulbratech escolhe seis projetos para a Incubação Online
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes