ANPED Sul
Alunos do PPGEDU da Ulbra participam da ANPED Sul 2016
Evento foi realizado entre os dias 24 e 27 de julho
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) foi representado por acadêmicos na XI Reunião Científica da Região Sul (ANPED Sul), realizada entre os dias 24 e 27 de julho de 2016, no campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.
Ao todo, 16 alunos participaram do evento, entre mestrandos e doutorandos, e apresentaram 15 trabalhos completos em diversos eixos temáticos. O grupo, bastante expressivo, ainda contou com o trabalho encomendado à docente do Programa de Pós-Graduação, Iara Tatiana Bonin, intitulado Pela Ordem e Pelo Progresso: Cartografias do Racismo Contra os Povos Indígenas no Brasil Contemporâneo.
Promovida pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, organizada pelo Fórum dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da Região Sul e realizada pela Universidade Federal do Paraná -- Setor de Educação, a reunião teve como tema Educação, Movimentos Sociais e Políticas Governamentais, com enfoque às temáticas debatidas por alunos de pós-graduação, professores e pesquisadores da área dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A programação cultural teve inspiração na poesia de Paulo Leminski.
Confira abaixo a lista completa dos trabalhos apresentados
Eixo 2 - Ensino Médio
Título: Tempo Livre e Descanso: o Lazer dos Jovens Contemporâneos
Autor: Ivanês Zappaz
Eixo 5 - Educação e Infância
Título: Crianças em Pesquisa, Representações de Feminino e Masculino
Autora: Lutiane Novakowski
Eixo 7 - Alfabetização e Letramento
Título: O Patinho Feio para Crianças Contemporâneas - Análise de Adaptações em Livros Impressos e Digitais
Autores: Rosa Maria Hessel Silveira, Edgar Roberto Kirchof e Iara Tatiana Bonin
Eixo 9 - Currículo
Título: Inclusão Educacional: História e Cultura Indígena e Afro-brasileira nos Currículos Escolares
Autora: Clarice Antunes do Nascimento
Título: Entre as Possibilidades de Transgressão dos Muros Escolares e as Grades de uma Base Nacional Comum Curricular
Autora: Simone Luz Ferreira Constante
Eixo 10 - Ensino Fundamental
Título: Crianças e Objetos - Narrativas Fotoetnográficas sobre Infâncias Contemporâneas
Autora: Ana Paula Lima Aprato
Eixo 11 - Educação, Comunicação e Tecnologia
Título: de manifestantes a vândalos, de black blocs a ninjas -- as narrativas midiáticas reinventando a juventude nas manifestações de junho de 2013 no brasil
Autora: Liége Freitas Barbosa
Título: A Vida Nada Secreta dos Animais: uma Análise Sobre Documentários de Natureza a Partir dos Estudos Culturais
Autora: Bárbara de Abreu Borba
Título: Estudos Culturais da Ciência -- Inclusão Digital na Educação e Impacto no Cidadão
Autor: Ramiro Quintão
Título: O que Harry Potter nos Ensina sobre Convergência e Letramento Midiático: uma Análise de Fanfiction
Autora: Alexsandra Alves de Brito
Título: A Educação a Distância como uma Tecnologia de Governo na Sociedade de Aprendizagem
Autora: Margrid Burliga Sauer
Eixo 12 - Filosofia da Educação
Título: A Pergunta como Estratégia Pedagógica nos Processos de Coaching
Autores: Karla Schuck Saraiva e Renato Ost Possebon
Eixo 16 - Relações Étnico-Raciais
Título: A mitologia africana na sala de aula: como leitores juvenis negociam com as representações dos Orixás?
Autora: Jaqueline de Almeida
Título: Imprensa Negra: memórias, patrimônios documentais e educação antirracista
Autores: Maria Angélica Zubaran e Juliana Ribeiro de Vargas
Eixo 17 - Educação Ambiental
Título: Lições sobre Sustentabilidade: as Unidades de Conservação da Natureza no Jornal Correio do Povo
Autores: Luciana Marcon e Maria Lúcia Castagna Wortmann
Eixo 18 - Gênero, Sexualidade e Educação
Título: Pedagoselfies: do Corpo Orgânico às Possibilidades do Corpo Imagem
Autores: Evelyn Santos Pereira, Bianca Salazar Guizzo e Luiz Felipe Zago
Eixo 19 - Educação e Arte
Título: Com Quem os Curadores estão Falando?
Autora: Andrea da Cunha Russo
Eixo 21 - Educação e Trabalho
Título: Políticas Educacionais para a Formação de Empresários de Si: a Convergência entre os Institutos Federais e o Programa de Educação Integral
Autores: Rodrigo Klassen Ferreira e Paola Verdun
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
Notícias relacionadas
-
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
19
DEZEDUCAÇÃO Ulbra em rede sobre políticas afirmativas na pós-graduação -
05
SETPós-graduação PPGECIM participa de Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva -
17
JULDissertação Mestranda do PPGProSaúde estuda os efeitos da andropausa em homens
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes