Avaliação
Nilson José Machado palestra na Formação Pedagógica Docente
Palestrante elogiou projeto de Educação da Ulbra
A palestra de abertura da Formação Pedagógica Docente - Módulo II aconteceu na noite de terça-feira, 19 de julho, na Ulbra Canoas. A Avaliação da Aprendizagem no Processo de Reestruturação Curricular da Ulbra foi tema do evento, que teve como palestrante o professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), Nilson José Machado.
O capelão-geral da Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra), mantenedora da Ulbra, Maximiliano Wolfgramm Silva, abriu as atividades ressaltando que no processo avaliativo é preciso compreender as transformações ocorridas na caminhada acadêmica dos alunos e também dos professores da Instituição. "Quando nos deparamos com a finitude de nossas vidas, precisamos olhar para nosso interior e avaliarmos nossa existência", disse. O recredenciamento da Universidade concedido pelo Conselho Nacional de Educação e a aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) pelo Conselho Universitário (Consun) foram assuntos destacados pelo reitor. "A avaliação é um dos cinco eixos que nortearão o trabalho da Ulbra. As políticas institucionais aprovadas pelo Consun ainda contemplarão o desenvolvimento, a área acadêmica, a gestão e a infraestrutura. A missão da Instituição para os próximos cinco anos é ser comunidade de aprendizagem, eficaz e inovadora", enfatizou.
A mediação do encontro com o palestrante foi conduzida pela diretora geral de Ensino, Graziela Oyarzabal, e pela representante da Coordenadoria de Processos de Capacitação e Formação Continuada, Jacira Pinto da Roza. Especialista em educação e autor de vários livros sobre o tema, Nilson José Machado ressaltou que a avaliação dever estar associada necessariamente ao planejamento. "No Brasil, ocorre o excesso de processos avaliativos, mas existem poucos projetos de educação. Ninguém sabe qual é o rumo da educação no país", observou. O convidado citou elementos que compõem o conceito de avaliação e que são necessários para a obtenção de resultados importantes, como notas elevadas no Enade. "Esses resultados devem ser o subproduto de um projeto bem realizado. O objetivo das instituições acadêmicas não deve ser o resultado das avaliações, mas a realização de um trabalho qualificado", assegurou. "A Ulbra integra o rol de instituições acadêmicas que possuem um projeto de educação. Eu acho isso extremamente positivo", completou Machado.
Estiveram presentes no evento o pró-reitor Acadêmico Pedro Antonio González Hernández, o diretor-geral do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, professores e colaboradores da Instituição. O evento foi transmitido por teleconferência para os outros campi do Rio Grande do Sul.
Entre as atividades da Formação Pedagógica Docente - Módulo II, o Núcleo de Apoio Docente (NAD) realizou reunião entre as coordenações acadêmicas e as coordenações de cursos na quarta-feira, 20 de julho. Nos dias 21 e 22 de julho haverá reunião do Núcleo com as coordenações dos cursos de graduação e corpo docente.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Notícias relacionadas
-
16
SETUlbra em Movimento Ulbra reúne gestores de todo o Brasil em um dia histórico -
21
JANReunião Novo reitor da Ulbra recebe diretores dos campi do Rio Grande do Sul -
08
NOVGestão Assessores Administrativos recebem certificação da Educação Corporativa -
30
AGOParticipação de todos Dia 1º de setembro inicia o período da Avaliação Institucional 2019
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes