Internacionalização
Vivenciando a Cultura
Mestranda se aperfeiçoa em curso nos Açores
A mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Ulbra, Simone Luz Ferreira Constante, viajou para os Açores, em Portugal, onde vai participar do curso Açores 2016, em quatro ilhas do arquipélago. A internacionalização, além de ser importante para o currículo da acadêmica, também eleva o conceito do mestrado e do programa. Depois de vivenciar a arte no cinema, teatro e na dança, Simone está experimentando a cultura por outras perspectivas, no enfoque do conhecimento e da administração. "Após realizar um intercâmbio no Canadá, em 2005, voltei a Porto Alegre certa de que iria cursar cinema. Na TVC d´Argenteuil, emissora local de Quebec, realizei trabalho comunitário, produzindo um programa que mostrava as diferenças culturais entre o Brasil e o Canadá", lembra. Da formatura em Cinema até o mestrado na Ulbra, onde pesquisa sobre Políticas Públicas de Cultura e Educação -- Embates e Descompassos na Gestão Pública, sob a orientação de Marisa Vorraber Costa, muitos foram os caminhos percorridos.
Depois da graduação em Cinema, formou-se Relações Públicas e se especializou em Gestão Cultural, área em que desempenhou diversas funções e iniciativas. Coordenou o projeto Cidades Culturais, financiado pelo Fundo de Apoio a Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, é membro do Conselho Estadual de Cultura, representando as áreas de Cinema e Audiovisual e é também avaliadora da Lei Ruanet e do Funproarte.
Em 2013, quando coordenava projetos culturais na Fundação Municipal de Arte e Cultura de Gravataí, cidade onde reside, conheceu a Casa dos Açores RS (Caergs). A entidade representa as diversas cidades de origem açoriana no estado e divulga a história, a música, a dança, o folclore, o artesanato e todos os valores culturais e sociais do arquipélago. Também realiza intercâmbios para os sócios e auxilia emigrantes e imigrantes junto às autoridades portuguesas e brasileiras. Na Caergs, Simone realiza trabalho voluntário, auxiliando a organização na difusão cultural açoriana, sendo indicada este ano para realizar o curso de formação Açores 2016.
Ao todo, 17 jovens que colaboram ativamente para as associações açorianas foram escolhidos em Bermuda, Canadá, EUA, Portugal, Uruguai e Brasil para participar do evento, que acontece de 15 a 24 de julho. A formação será realizada nas ilhas Terceira, Graciosa, Santa Maria e São Miguel. "Vou aproveitar a viagem para fazer contatos na Universidade dos Açores para a possível realização de doutorado em Estudos Culturais", enfatizou a mestranda, que pretende seguir carreira na docência e na pesquisa.
O PPGEDU da Ulbra tem como enfoque teórico-conceitual a articulação entre cultura e educação, tomando como campo de investigação os artefatos da cultura, como filmes, jornais e revistas; os dispositivos normativos, como leis, retóricas, teorias, currículos e métodos; e as práticas culturais, nas quais se encaixam alimentação, leitura, esporte e mercantilização.
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
19
DEZEDUCAÇÃO Ulbra em rede sobre políticas afirmativas na pós-graduação -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras