Projetos comunitários
Ulbra reafirma compromisso com comunidade quilombola
Universidade renovou compromisso social com o Quilombo do Areal
Na manhã desta segunda-feira, 11 de julho, a Ulbra realizou solenidade de assinatura de três termos de cooperação para a continuidade dos projetos comunitários que estão sendo desenvolvidos pela Ulbra no Quilombo do Areal da Baronesa. Durante a cerimônia, assinaram os termos o Reitor Marcos Fernando Ziemer, a presidente do Instituto Cultural Areal do Futuro, Cleusa Astigarraga, o presidente da Associação Comunitária e Cultural Quilombo do Areal, Alexandre Ribeiro, e o presidente do Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos (IACOREQ), José Francisco de Souza Santos da Silva.
Desde 2015, acadêmicos e professores dos cursos de Odontologia, Serviço Social, Curso Superior de Tecnologia em Fotografia e do Programa de Pós-graduação em Saúde da Universidade prestam assistência aos moradores da região, realizando ações que incluem atendimentos odontológicos gratuitos, cine-debates sobre cultura afro-brasileira, grupos focais de mulheres, testes vocacionais, levantamentos socioeconômicos e a criação de uma biblioteca comunitária.
O Reitor enalteceu as ações desenvolvidas pela Instituição. "A Universidade vai ao encontro dos moradores do Quilombo, valorizando-os e levando para a comunidade o conhecimento que é produzido na academia", enfatizou. "Nosso papel, como Instituição de Ensino Superior, é contribuir para proporcionar mudanças e melhorias na comunidade, seja através do conhecimento ou do atendimento de necessidades", complementou Ziemer. Os presidentes das três associações, Cleusa Astigarraga, Alexandre Ribeiro e José Francisco de Souza Santos da Silva destacaram a importância da continuidade das ações desenvolvidas e ressaltaram novos desdobramentos que proporcionarão mais benefícios para a comunidade assistida. Ao destacar que a assinatura dos termos de cooperação constitui-se em ato de grande importância para a promoção da cidadania, o diretor do Departamento de Direitos Humanos da Associação dos Procuradores do Estado (APERGS), Jorge Terra, valorizou a importância da educação. "Os integrantes do Quilombo Areal da Baronesa precisam enxergar as ações educativas como algo de muito valor", ressaltou o procurador.
Também prestigiaram o evento o vice-reitor Ricardo Willy Rieth, o pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio González Hernández, a diretora de Assuntos Comunitários, Simone Brum Imperatore, e os professores que integram os projetos comunitários desenvolvidos pela Instituição e dirigentes da associação de moradores do quilombo e da ONG Areal do Futuro.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Notícias relacionadas
-
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras