Produção Artística
Aluno de Artes Visuais lança projeto para publicar livro
Autor busca recursos para financiamento de sua obra
O aluno do curso de Artes Visuais da Ulbra Canoas, Amaro Abreu, lançou um projeto para publicar o livro Habitat, que contém desenhos próprios e textos de diversos autores. Realizado em parceria com a Editora Libretos, o projeto tem a finalidade de financiar a obra. Abreu está buscando recursos para o livro por meio da plataforma de financiamento coletivo Catarse, através da modalidade de investimento crowdfunding, em que várias pessoas podem investir, via internet, pequenas quantias monetárias em seu negócio.
O foco da publicação é o estímulo à reflexão do nosso habitat, vista de uma perspectiva de outro habitat. De acordo com o autor, a natureza e o ser humano estão cada vez mais desassociados. "O modo de vida ocidental é muito dinâmico e interessante, mas também muito destrutivo e sufocante. Criamos necessidades que nos parecem indispensáveis, sem refletirmos que um dia vivemos sem elas e não nos importávamos tanto assim", argumenta. As páginas da obra contêm fotos das viagens, rascunhos e desenhos finalizados, além de algumas reflexões do artista e de outras pessoas que acompanharam seu trabalho durante algumas exposições. "A ideia do projeto surgiu em 2013, quando eu estava começando a desenvolver uma identidade visual sobre personagens e cenários que levassem a uma forma de vida onde a noção de evolução está mais relacionada às relações com ambiente, e não com a tecnologia", explica. As viagens realizadas por Abreu foram muito significativas para a elaboração de Habitat. "Pintei em São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, e Recife. Em 2014, foi a vez de atuar na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. Também fui à França e Alemanha para realizar alguns painéis. No final de 2015, fiquei um mês no México, pintando e conhecendo algumas cidades", detalha.
Antes de ingressar na Universidade, Abreu já atuava com grafiteiro e aquarelista, mas a graduação o auxiliou na condução do trabalho desenvolvido de forma mais profissional, além de proporcionar ensinamentos importantes. "O aprendizado acadêmico apresenta uma característica muito importante, que é a tendência à quebra do tradicional, pois na minha opinião, a transgressão é fundamental", afirma. Na Instituição, ele pode fazer reflexões mais amplas e teve contato com pessoas que o ajudaram a produzir atividades interessantes. "Felizmente, tive experiências pessoais significativas, que influenciaram minha arte", argumenta o estudante, que recentemente apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e colará grau no segundo mestre de 2016. Durante sua trajetória acadêmica, grafitou ao lado dos colegas Ricardo Dias e Stefano Maurer, no ano de 2011, o estúdio do prédio 11 do campus Canoas da Ulbra, construindo um espaço com visual jovem e despojado.
Quem deseja apoiar o projeto de Amaro, e obter mais informações sobre o livro Habitat, basta acessar o link www.catarse.me/habitat_c543.
Andre Bresolin
Jornalista - Mtb
Tags
Notícias relacionadas
-
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras