Responsabilidade Social
Gestores da Ulbra assinam termo de cooperação com comunidade quilombola
Cerimônia reafirma compromisso com os moradores do Quilombo do Areal
Um termo de cooperação que garante a continuidade dos projetos comunitários desenvolvidos pela Ulbra no Quilombo Areal da Baronesa será firmado pelo reitor Marcos Fernando Ziemer, gestores da Universidade e lideranças do Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos (IACOREQ) na próxima segunda-feira, 11 de julho, às 10h, no campus Canoas.
Desde 2015, acadêmicos e professores de Odontologia, Serviço Social, Curso Superior de Tecnologia em Fotografia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Ulbra prestam assistência aos moradores da região através de uma série de iniciativas. As ações contemplam levantamentos socioeconômicos, atendimentos odontológicos gratuitos, cinedebates sobre cultura afrobrasileira, grupos focais de mulheres, testes vocacionais, oficinas de oratória para adolescentes e a criação de uma biblioteca comunitária.
Fundado no final do século XIX por escravos alforriados da chácara da baronesa do Gravataí, o Quilombo do Areal abriga hoje mais de 80 famílias carentes que descendem diretamente dos habitantes nativos da comunidade quilombola, localizada no entorno da Av. Luiz Guaranha, no bairro Menino Deus. O local é um dos redutos mais antigos da cultura negra porto alegrense.
Conforme um dos idealizadores do projeto, Cláudio Schubert, a assinatura do termo traz visibilidade para um trabalho em andamento e que muito em breve terá novos desdobramentos. "Para os próximos anos, queremos iniciar um processo de documentação histórica do Areal da Baronesa. A memória da comunidade precisa ser registrada, uma vez que seus moradores mais antigos já estão muito idosos", revela o docente.
A cerimônia para oficialização do acordo ocorrerá na sala dos colegiados do prédio da Reitoria. Na ocasião, também estarão presentes o pró-reitor acadêmico da Universidade, Pedro Antonio González Hernández, a diretora de assuntos comunitários, Simone Brum Imperatore, o procurador geral do estado do Rio Grande do Sul, Jorge Terra, além de dirigentes da associação de moradores do quilombo e da ONG Areal do Futuro.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras