Saúde
Profissionais da ULBRA contam como mantém a saúde vocal
Voz: como cuidar bem da sua
Falar é um ato tão corriqueiro que muitas pessoas esquecem dos cuidados que a voz requer. Responsáveis pela produção do som quando alguém conversa, as pregas vocais também precisam de uma série de precauções para que funcionem melhor. Para lembrar quais são essas recomendações, especialmente para quem usa a voz como instrumento de trabalho, o curso de Fonoaudiologia da ULBRA Canoas, em parceria com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, promoverá a campanha Seja Amigo da Sua Voz, no Dia Mundial da Voz, 16.04. Uma série de ações levarão as informações sobre o uso adequado das pregas vocais para a comunidade.
A professora Lauraci Dondé já sabe da importância desses cuidados. Nos seus 30 anos de docência, jamais teve problemas vocais. À frente de salas de aula lotadas no curso de Pedagogia, da ULBRA, ela segue os passos necessários para estar com a voz sempre em dia. “Nunca tive problemas com as minhas turmas em que fosse necessário gritar”, exemplifica a professora. Criar um ambiente confortável pros alunos e utilizar material eficaz como apoio, ela acredita, são fatores que lhe ajudam a utilizar a voz com mais parcimônia.
Os cuidados com a saúde em geral já fazem parte de sua rotina. “Não fumo, não bebo e tenho uma boa alimentação, comendo frutas e verduras”, relata Lauraci. “A saúde está em primeiro lugar, e a boa voz é consequência”, afirma. Ingerindo líquidos com frequência, não apenas durante as aulas e evitando mudanças bruscas de temperatura, ela confirma que é possível manter-se saudável. E como ensina os futuros professores, Lauraci também faz questão de lhes informar sobre a importância desses cuidados. “Promovo palestras sobre a saúde vocal todos os anos”, relata.
Atrás do microfone, o gerente da Pop Rock, Mauro Borba, acredita que uma voz saudável e clara não é nenhum mistério. Ter tranquilidade no dia a dia, por exemplo, é o que ajuda. “Eu sinto que quando eu estou trabalhando em condições normais, a voz melhora. Mas quando estou estressado, acaba influenciando”, relata. Com quase 30 anos de experiência como locutor, Mauro aprendeu também que ouvir a própria voz ajuda a melhorá-la, acertar o tom correto sem forçar. “Falar é um procedimento natural”, pondera, “A gente se aprimora com a experiência”. Líquidos também fazem parte da rotina de Mauro, e quando sofre com algum resfriado, lança mão de mel, própolis e gengibre.
A voz também é o principal instrumento de trabalho de José Luis dos Santos Galvão. Deficiente visual, ele é telefonista da ULBRA há sete anos. Antes disso, ele já havia trabalhado na função por dois anos. Falar claramente e descansar a voz fora do expediente são seus segredos para nunca ter sofrido problemas vocais. Água é outro aliado. “Mesmo usando ela o dia inteiro, conhecendo a própria voz e tendo disciplina, é possível manter a voz saudável”, atesta ele.
As dicas de especialista
Essas dicas são importantes para manter a voz limpa e clara, as pregas vocais saudáveis e evitar o desconforto na região. Descansar a voz é a primeira das recomendações da professora do curso de Fonoaudiologia da ULBRA Canoas, Sheila Rockenbach. “Assim que terminar o expediente, ficar sem falar por dez minutos, pelo menos, ajuda na recuperação”, afirma. A água, assim como hidrata todo o organismo, também mantém as pregas vocais hidratadas.
Já o gengibre deve ser usado com precaução. Sheila lembra que a raiz possui efeito anestésico nas pregas vocais, por isso causa sensação de alívio em casos de irritação, mas pode possibilitar que a pessoa force mais ainda a voz, justamente por não senti-la corretamente. “Ajuda se for utilizado depois da pessoa ter parado de falar”, aconselha ela. E quem quer uma voz saudável precisa ficar longe do cigarro. “As substâncias contidas nele podem alterar a massa muscular das pregas vocais”, explica. Evitar mudanças de temperatura repentinas, como ingerir líquidos gelados após líquidos quentes também ajudará. Mas para manter a voz livre de qualquer risco, com um uso correto e hábitos saudáveis, Sheila avisa: o acompanhamento médico é fundamental.
Campanha Seja Amigo de Sua Voz
Todo o ano, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia realiza a campanha no Dia da Voz. Neste ano, as ações terão o tema Seja Amigo da Sua Voz. A Fonoaudiologia da ULBRA será parceira mais uma vez da iniciativa, promovendo também atividades na data. Os professores da universidade, por exemplo, receberão por email as principais recomendações para a saúde de sua voz. Os funcionários da Rádio Pop Rock também participarão das ações, assim como os servidores da Prefeitura Municipal de Canoas.
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024