Jornalismo
Candice Carvalho: da Globo News, em Nova York, para o Brasil
Candice é egressa do curso de Jornalismo da Ulbra Canoas
O jornalismo foi sempre uma atividade que possibilitou aos profissionais vivências e experiências internacionais. Nos últimos três anos, os Estados Unidos da América (EUA) têm sido o endereço profissional e residencial de Candice Carvalho Feio, egressa do curso de Jornalismo da Ulbra que, aos 31 anos, está atuando na Globo News, em Nova York.
Até ser contratada pela emissora de TV por assinatura, Candice percorreu um longo caminho, que incluiu estágios no Núcleo de Produção Audiovisual (NPA) da Ulbra e Ulbra TV. Depois da formatura, em 2008, trabalhou metade de uma década na TVCOM, em Porto Alegre. "Na RBS, atuei como produtora e repórter. Eventualmente, fiz até a apresentação de programas, quando algum colega saía de férias", relembra. Impulsionada pela vontade de estudar Relações Internacionais na Universidade de Nova Iorque, Candice partiu para os EUA, em 2013. "Pedi uma licença de seis meses para a empresa, para estudar no exterior. Em Nova York, comecei o estágio no escritório da Globo. Durante este período, abriu uma vaga de produção na Globo News e eu aproveitei a oportunidade", explicou a produtora e correspondente do programa Estúdio I.
Sua rotina diária está focada na produção de notícias para alguns jornais diários, como o Jornal das 10 e reportagens mais extensas para programas da emissora, como o Mundo S/A. "Minha rotina muda conforme a força dos acontecimentos factuais da semana, principalmente quando se trata de período eleitoral, como é o caso deste ano", explica Candice. Sobre a atividade profissional desempenhada em outro país, ela explica que o processo de produção de conteúdo jornalístico diário acontece de forma muito organizada e tranquila, mas dentro da imprevisibilidade que faz parte da profissão. "Quando acontece um episódio especial, como o massacre ocorrido recentemente em Orlando, a equipe tem que estar alinhada e segura. Nesta hora, o jornalista mais experiente tem que confiar no mais novo", argumenta.
Para a jornalista, a convivência diária com profissionais conceituados e experientes são preciosas oportunidades de aprendizado. "Aprendo constantemente com cada um deles. Seja na apuração da notícia, no fechamento de um texto ou nos instantes que antecedem minhas participações ao vivo na televisão", argumenta, salientando que também os momentos informais são oportunidades de obtenção de conhecimentos tanto em nível profissional quanto pessoal. "As pausas para o café e para o almoço se tornam verdadeiros debates políticos, econômicos, culturais que vão além do jornalismo, pois são visões de mundo que levam à reflexão", afirma. "Eu poderia falar horas sobre o que aprendo com estas pessoas. Por atuar em uma redação que funciona fora do nosso país de origem, há uma noção de família no ambiente de trabalho", salienta. "Dividimos feriados, festas e aniversários. No exterior, as relações pessoais se estabelecem além do âmbito profissional, de uma forma diferente do que no Brasil, pelo simples fato de estarmos longe de casa."
Ambientada com a rotina e o ritmo da cidade, a jornalista enaltece o que a encanta na metrópole. "Nova York é contraditória, ao mesmo tempo em que é caótica, também apresenta um lado característico de cidades tranquilas. Aqui posso andar a pé, conversar na rua, sentar na calçada, beber um café e usar o transporte público de madrugada." Apontada como a capital cultural do mundo, Nova York oferece atrações que complementam a rotina pessoal. "Gosto de ir a peças Off-Broadway e pequenos shows de jazz. Quando cheguei aqui, procurava ir a todos os espetáculos. Hoje, minha rotina é mais calma, mas é muito bom saber que o acesso à música e à arte está logo ali", afirma.
Apesar de sentir saudades do Brasil, Candice pretende seguir sua trajetória profissional no exterior. "Estou muito feliz em integrar a equipe da Globo News aqui em Nova York. No momento, esse é meu maior foco", finaliza.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra