Confessionalidade
Celebrações marcam os 500 dias para os 500 anos da Reforma Luterana
Comemorações dão início à contagem regressiva para a data
Ocorreram, sábado, dia 18 de junho, em todo o mundo, diversas comemorações pela contagem regressiva dos 500 dias para os 500 anos da Reforma Luterana, data a ser celebrada em 31 de outubro de 2017. Em São Leopoldo/RS, marco da chegada dos imigrantes alemães de origem protestante no território nacional, foi realizada, pela manhã, a inauguração do relógio que fará essa contagem, localizado às margens da BR 116, próximo à Estação Rodoviária.
Representando a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), estiveram presentes o reitor Marcos Fernando Ziemer, o vice-reitor Ricardo Willy Rieth, o pró-reitor de Planejamento e Administração, José Paulinho Brand, o coordenador do curso de Teologia, Thomas Heimann, o docente desse mesmo curso, Acir Raymann, e o diretor de Extensão, Gustavo Becker, além do capelão geral da mantenedora Aelbra, pastor Maximiliano Wolfgramm Silva. Ricardo Willy Rieth, teólogo e historiador, foi um dos oradores e abordou A Reforma Luterana e sua Influência nos Dias de Hoje. Para ele, "não se deve pensar na Reforma de maneira simplista, sobre acontecimentos de 500 anos atrás, na Alemanha. Temos que considerar o movimento global que tem impacto sobre, no mínimo, 400 milhões de pessoas no mundo, e que são eventos que não se irradiaram exclusivamente a partir de Wittenberg, mas também de outras cidades e regiões. Refletir sobre a Reforma não é algo motivado apenas pelo jubileu dos 500 anos. O nosso pensar e o nosso agir, o nosso comportamento em relação às pessoas, ao meio ambiente, ouvir o Evangelho, o Antigo e o Novo Testamentos, que é um pressuposto do movimento reformista, leva à autocrítica em relação ao nosso agir. E, nesse sentido, a Reforma não é um acontecimento já concluído. Ela se impõe como um trabalho e uma tarefa permanentes".
Compareceram ao evento o presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), pastor Nestor Paulo Friedrich, o vice-presidente de Ensino da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), pastor Rony Ricardo Marquardt, dentre outras autoridades eclesiásticas, civis, militares e acadêmicas do município de São Leopoldo e região, e grupos culturais.
Festival de Hinos da Reforma
Ainda no sábado, à noite, em Porto Alegre, a Orquestra Sacra da Ulbra e cerca de 400 coristas de diferentes comunidades luteranas se apresentaram no Festival de Hinos da Reforma. Para acompanhar os músicos, cada participante recebeu, ao chegar na Igreja da Reconciliação, um cadernos de partituras. No término do evento, foram distribuídos folders especiais dos 500 Anos, dois Lutercubes - um de Lutero e outro de Catarina.
Comitê Ulbra 500 Anos da Reforma Luterana
Rosa Maria Ignácio
Jornalista - MTb. 5.785
Assista na íntegra o vídeo da participação do vice-reitor Ricardo Willy Rieth na inauguração do relógio dos 500 dias.
Tags
Notícias relacionadas
-
26
MAI1º de junho Ulbra terá diversão com Stand Up do Léo, o Gauchão de Apartamento -
08
MAI11 de maio Feira na Ulbra reúne empreendedoras negras -
03
ABRParceria de longa data Ulbra e Prefeitura iniciam organização da Semana do Bebê de Canela 2024 -
10
MARDia 30 de março Atuação do Biólogo será tema do primeiro Conversa no Museu
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras